Nov
23
22 de novembro de 2015 - 14:07

Voce-e-bom-como-lider-ou-excelente-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

A grande maioria dos líderes é bem-intencionada, inteligente, com um currículo de realizações. Alguns chegam aonde querem. Outros perdem o rumo e não atingem seu potencial. Por quê? Porque deixam de investir no próprio crescimento. Ficam parados em meio ao turbilhão das rotinas sem aperceber-se das mudanças ao seu redor. É importante que o líder se pergunte constantemente “Preciso ser melhor?”. Então reflita:  onde me situo no espectro de líderes de excelentes a péssimos?

Você já ouviu como resposta “É por isso que você está aí” quando descreveu um problema? Já temeu não fazer jus às expectativas implícitas nessa resposta? Mesmo com experiência em gestão, é comum surgirem esses momentos de dúvida até de medo, não é mesmo? Uma série de coisas pode deflagrá-los: uma iniciativa sob seu comando não está indo conforme o esperado. Sua equipe não está se saindo como deveria, pronto, aí você ouve dizer que “o verdadeiro problema é de falta de liderança” … e agora LÍDER? É chegado o momento de sair da zona de conforto e investir no próprio crescimento. Agora pergunte-se:

O que preciso para me tornar verdadeiramente eficaz? É muito comum um líder subestimar o tempo e o esforço exigidos para seguir crescendo. Tornar-se um grande líder é um processo lento e difícil de aprendizado e mudança, movido pela determinação e motivação pessoal. Aliás, tanto tempo e esforço são necessários que é justo pensar no processo como uma jornada pelo autodesenvolvimento. Invista em Coaching, por exemplo.

Sei o que estou tentando alcançar? O dia a dia e o trabalho é árduo. Diante dessa realidade é preciso ter uma noção clara daquilo que é importante e de onde você e seu time querem estar no futuro. Esse modo de pensar começa com uma definição clara: administrar é ter a responsabilidade pelo desempenho de um grupo de pessoas. Embora a ideia seja simples, colocá-la em prática não é, pois, a gestão é definida pela responsabilidade, mas se dá pelo exercício de influência. E para influenciar uma outra pessoa é preciso fazer diferença não só no que faz, mas também em ideias e sentimentos que norteiam seus atos.

Como conseguir isso? Para responder a esta pergunta, é preciso pensar sobre seu trabalho como líder de um modo abrangente, mas integrado. Assim saiba administrar a si mesmo, administrar seus movimentos na empresa (sua rede de relacionamentos) e administrar sua equipe. É normal pensarem na “gestão” como apenas o trabalho em equipe, ou seja, com quem se trabalha diretamente, mas enganam-se, os três vetores são críticos para o sucesso. Juntos, englobam tudo aquilo que um líder deve fazer para influenciar os outros. Dominá-los é atribuição de um excelente Líder e é o que garante o cumprimento da meta, de sua jornada enquanto líder. Mas sobre isso falaremos no próximo artigo.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: