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Você é estigmatizado pelos seus NÃOs?

por: Erdel Santos
em: Gestão
fonte: Redação
21 de agosto de 2012 - 0:06 - atualizado às 7:29

sim-ou-nao

SIM ou NÃO ? Faça a sua escolha

Quem já não passou pela situação corriqueira do dia a dia de pensar em realizar uma tarefa, pedir algo a alguém ou a uma área na empresa e ouvir de um terceiro a seguinte frase: “Ah, mas justo ele ? esse cara é freio de mão puxado. Desejo boa sorte, mas acho difícil você conseguir algo com ele.” Acho que a maioria de nós, não ?

Bem, quando abordamos situações como necessidade de recursos, força de trabalho qualificada, escassez de contingente e de ferramentas, fica inevitável ao leitor refletir se já não passou ou tem passado por isso direta ou indiretamente.

Essas situações são em geral são o pano de fundo para posicionamento negativo à algumas atividades em um departamento ou individuo.

Frases comuns são subprodutos dessas situações, tais como : “não tenho recursos para executar isso…” e, “meu pessoal não é expert nesse tema.” ou ainda “eu quero ajudar mas não tenho como, por que existem prioridades…”

Esses problemas são reais e de fato ocorrem no dia a dia das pessoas e nas empresas. Ou seja, a legitimidade desse pano de fundo para um NÃO é reconhecida.

Mas se por um lado, existem dificuldades de conseguir passar aliviado nas entregas de atividades complexas, com larga folga de cumprimento de SLA ou de prazos qualitativos, que é um sonho empírico da maioria dos gestores. O outro lado reflete situações onde encontramos “gestores siameses”, ou seja idênticos à massa, entregando, cumprindo prazos, não tendo uma imagem cristalizada pelo NÃO. Sem que para isso a equipe ou ele próprio, sejam sacrificados – exemplificando: Cumprem as suas “missões”, e não a preço de sangue.

Mágica? Coelhos na Cartola ? Habilidade sobrenatural ? Intervenção extra-terrestre ?

Qual será o segredo de alguns gestores (dos que entregam), que os demais gestores (que não entregam) não descobriram ainda?

Me atrevo a afirmar nesses anos, pelo que tenho visto em alguns profissionais, algumas áreas e em mim mesmo que, 3 pilares de competências são exigidos para não ser estigmatizado pela teoria do NÃO. Conseqüentemente, se solidificados esses pilares em um gestor ou individuo, este passa a fazer parte daquele seleto grupo dos que executam suas entregas e cumprem suas “missões”.

Falando dos 3 pilares de competências – Pilar Organização, Pilar Relacionamento Interpessoal e Pilar Empatia:

1 – Ser Organizado (procurar o estilo de gestão onde se delegue mais do que se centralize atividades);

2 – Manter um bom Relacionamento Interpessoal ( ser político – é mais fácil ouvir alguém agradável do que aquele que não agrada );

3 – Ter Empatia (Sentir a dor e a necessidade do outro, como se esta fosse a tua dor e a tua necessidade).

Dificilmente alguém ou alguma área de uma empresa, tendo essas 3 competências, deixará se contaminar com os NÃOs e será rotulado por esse “estigma”.

Então dizer NÃO é um problema ? A resposta é : NÃO. Por verdade irônica, dizer NÃO é SIM uma resposta válida. Saber como utilizá-lo e em quais momentos ele cabe, é um exercício de sabedoria.

Vale dizer que a maneira pela qual esse NÃO reverberará no seu interlocutor é que fará toda a diferença.

Percebem que as pessoas mais admiráveis e mais equilibradas na história humana, se destacaram em situações nas quais souberam dizer um alto e significativo NÃO.

Não ao racismo separatista americano, onde podemos mencionar absurdos tais como: filas para brancos e negros em lugares públicos, lugares reservados para negros nos ônibus e etc – Martin Luther King;

Não a proibição de acesso para a população, aos livros considerados sagrados pela Igreja, dentre os quais a própria Biblia. E SIM a democratização da religião cristã – Martinho Lutero;

Não a escravidão da Índia com um povo autônomo e independente em cultura e intelecto – Gandhi;

Não a rendição ao regime de Hitler na época da segunda guerra, pois seria pouco provável que, ingleses ilhados conseguirem se defender dos alemães – Winston Churchil.

Não a teoria de que o sol se movimentava em torno da terra (geocêntrica) e a instituição da teoria do helicocentrismo (a terra girando em torno do sol) – Nicolau Copernico

Essa lista poderia compôr muitos nomes, em todas as áreas da história, desde a ciência, religião, área social, etc.

Logo, vimos que o “Não” é uma resposta válida. Mas para que o NÃO seja bem dito (ou “bendito”) e usado com assertividade há um possível caminho que passa pelos 3 pilares que apontei anteriormente.

Perguntas que um gestor deve fazer ao se propor ao NÃO:

  • Vou dizer um NÃO! mas eu sei quem e como indicar e ajudar na solução do problema mesmo que não seja eu que vá resolvê-lo? – Pilar Empatia

 

  • Vou dizer um NÃO! mas será que eu posso apontar até aonde eu chego para a solução? – Pilar Empatia

 

  • Vou dizer um NÃO! mas no futuro isso pode se tornar um TALVEZ ? Ou vou dizer um NÃO para ficar com isso em definitivo, entretanto paliativamente farei até data tal… – Pilar Relacionamento Interpessoal

 

  • Vou dizer um NÃO! até que eu organize minha área para que eu possa dizer um SIM. – Pilar Organização

 

Vale lembrar que, não foram abordados aqui os problemas dos excessos de SIM, que em muitas vezes podem revelar por de trás das cortinas, frustrações de NÃO entregas. Por que excesso de SIM, ou reflete um ser incapaz de dizer NÃO ou um ser ocioso. Para o segundo, sugiro revisão de tarefas e uso de ferramenta gerencial (equação básica: necessita X não necessita = ação). Desnecessário qualquer comentário a respeito.

Para o outro ponto – o incapaz de dizer NÃO pode evitar o “estigma do NÃO”, mas pode certamente estar plantando vento e acabar colhendo tempestade. Pois dificilmente conseguirá dar vazão as demandas assumidas. O incapaz de dizer NÃO é o adepto ao SIM excessivo…

Assim como o adepto ao NÃO deve se policiar para inclusive deixar de começar frases com a seguinte tônica: “ NÃO, veja bem…”, ou “NÃO, sim…é possível” – ou seja, até para dizer SIM o adepto ao NÃO inicia a frase com a negativa – ironicamente, só ele não percebe isso!

Bem, como dito antes, o adepto ao SIM em excesso deve tomar cuidado por que poderá sofrer pela pressão das não entregas que foram acordadas. Logo, esse individuo ou área serão estigmatizados pelo grupo daqueles que: NÃO entregam, NÃO cumprem prazos, NÃO se pode contar.  Para os mais fanáticos, esses tais serão rotulados como os incompetentes…

Mundo Corporativo cruel ? Não ouvi ninguém dizer que seria fácil. Se você leitor ouviu, cabe um processo civil aberto por atentado a inocência alheia.

Aos adeptos pelo NÃO, vale a reflexão dos 3 Pilares da Competência na Gestão, vislumbrando como tomarem as melhores decisões a respeito das demandas direcionadas para si.

Já aos adeptos do SIM em excesso, que podem não estar conseguindo se impor, se expressar como deveriam (Pilar Relacionamento Interpessoal), colocando-se em situação de desordem e pressão desnecessárias para a equipe que irá sangrar para NÃO conseguir entregar com a qualidade desejada pelo cliente (Pilar Organização). Além de não garantirem com isso a satisfação e necessidade dos clientes (Pilar Empatia), demonstrando descolamento da urgência no negócio, ou exemplificando, não sentindo a mesma “Dor do Cliente”. A esses adeptos do SIM, também vale a reflexão dos Pilares de Competências apontados aqui.

Como vimos, para ambos grupos vale a reflexão aos Pilares de Competência, nos intuito de tomarem as melhores decisões. Verdade seja dita, que nem sempre podemos optar pelo recebimento ou não de uma demanda, mas a experiência diz que o fato de sabermos nos posicionar quando recebermos uma, faz a diferença na visão que vamos deixar em nossos pares, clientes, gestores, superiores e na própria empresa.

É muito óbvio que o relacionamento humano não é uma ciência exata, envolve milhares de variáveis imprevisíveis. Há por exemplo chefes que gostam de tapinhas nas costas, até o dia em que acordam com uma torção vertebral…- ai, já viram! Eu, nesse caso, preferiria ser o ultimo a vê-lo no dia, não o primeiro! Por isso, seria imprudente dizer que 100% das suas escolhas e posicionamento serão amplamente entendidos se você exercer bem as Competências aqui narradas. Mas admito que servem de um apoio muito útil e saudável para qualquer situação decisória em que se exijam um posicionamento.

SIM ou NÃO, faça sua escolha consciente e responsável da próxima vez em que for demandado ou estiver fechando um acordo de uma entrega.  And Be Happy !!

Erdel Santos

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Comentários (2)
  1. Obrigado pelo comentário, Maria Basso – bom saber que conseguimos contribuir na reflexão do tema do SIM e do NÃO.
    Continue acompanhando os textos dos nossos colaboradores, para nós é um enorme prazer ver comentários reincidentes e animadores como esse.
    Ate´ mais.

    Erdel Santos em 31 de agosto de 2012 - 17:41
  2. Esse tema é fascinante. Como sempre vc faz uma abordagem do tema com muita competência.
    Infelizmente , hoje, encontramos pais que não sabem dizer NÃO aos filhos.
    Saber dizer essa palavra requer coragem e sabedoria.
    Um abraço para vc

    Maria A.B. Morandi em 23 de agosto de 2012 - 19:23

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