abr
05

Você é um profissional imprescindível ou importante?

por: Erdel Santos
em: Gestão
fonte: Redação
05 de abril de 2012 - 0:19 - atualizado em 08 de abril de 2012 às 23:44

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca-OFICIAL

Uma diferença que faz toda a “diferenssa”

Para o leitor acostumado ao bom português de Rui Barbosa, Machado de Assis ou mais contemporâneo a esses, Monteiro Lobato. O fato da frase titulo desse texto ter um erro de português propositalmente inserido na grafia da palavra “diferenssa”, pode ter gerado um incômodo ao ler o título do artigo, onde o correto seria estar escrito : diferença.

Percebam que se para uma palavra, a troca de uma simples silaba faz TODA diferença. Quão maior será a distinção de uma característica ligada ao perfil profissional de alguém?

Quero iniciar uma abordagem, já sabendo que não iremos esgotar o tema, quanto a discussão que permeia 2 tipos de profissionais os quais convivemos no dia a dia. Talvez – e muito provavelmente – convivamos com eles até mesmo quando escovamos nossos dentes todas as manhãs, ao nos olharmos no espelho…

Inicialmente a pergunta objetiva que deve ser feita é:

Você se considera um profissional imprescindível ou importante ?

Para que haja uma coleta de informação mais genuína, se reserve 10 segundos enquanto lê essas linhas e responda agora a si mesmo o que você pensa ao seu respeito, tente elencar alguns “porquês” que justifiquem a sua resposta à pergunta feita aqui.

Passado esse momento de reflexão introspectiva, podemos continuar já com os dados que você armazenou na sua resposta à si mesmo…

No dicionário Priberam a definição para as palavras “imprescindível” e “importante” são as seguintes:

Imprescindível

1. De que se não pode prescindir.

2. Indispensável.

Importante

1. Que tem importância; considerável; útil. s. m.

2. O que mais interessa.

Está claro que apesar de parecidas essas duas palavras não são exatamente iguais. Ou seja, há diferenças claras para cada uma delas quando confrontadas entre si.

Para a definição da palavra “imprescindível”, com clareza percebemos o indispensável, aquilo ou aquele que não pode faltar em algo…

Quando observada a definição da palavra “importante”, percebemos a importância, a utilidade e o que é realmente relevante à alguém ou para algo (deixado bem claro na definição acima “O que mais interessa”).

Igualmente diferentes são esses perfis profissionais, tanto o imprescindível, quanto o importante tem distinções de ações e modos de se portarem e interagirem ao ambiente…

Na verdade, seja qual for a sua resposta para à pergunta: ‘Você se considera um profissional imprescindível ou importante ? – afirmo que, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Mas existe a reposta que aponta o seu momento de vida na carreira… indicando e ajudando-o a refletir no que você deseja para os próximos passos e objetivos profissionais.

Eu já estive nos dois lados da fronteira, e percebo que alguns profissionais muito capacitados também passam momentos alternando entre essas duas situações. Devo admitir que colhi e desperdicei frutos em ambos os lados. Existem vantagens e desvantagens seja qual for o lado que esteja, mas creio que hoje, entendendo melhor onde eu quero pautar minha participação como profissional gerindo pessoas, está mais claro em qual dos lados tenho minha preferência e portanto, uma maior permanência.

Em uma rápida avaliação sobre esses profissionais com suas vantagens e desvantagens, forças e fraquezas, pode-se elencar alguns pontos facilmente detectáveis sobre eles, para ajudar na sua avaliação pessoal e detectar em qual deles você está “se vestindo” no momento – Imprescindível X Importante – temos o seguinte:

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca-1

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca-2

 

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca

Para uma melhor avaliação, dentre alguns profissionais, que de um modo genérico se enquadram nos perfis Imprescindíveis e Importantes, mostramos abaixo:

Voce-e-um-profissional-imprescindível-ou-importante-blog-televendas-e-cobranca-5

Na mesma linha avaliando o nosso lado pessoal, os pais são imprescindíveis, já os amigos e professores são importantes…

Sumarizando o assunto, o que percebemos é que o profissional Imprescindível goza de total domínio sobre seu trabalho, suas atividades e sobre seu departamento. Infelizmente esse profissional pode ficar incomodado em não ter domínio sobre algo que gostaria de ter: sobre sua própria carreira. E o mais frustrante poderá ser descobrir que ele próprio construiu sua guilhotina…

O imprescindível, diferente do importante, não pode se ausentar. Não pode se afastar do que realiza. Mesmo que não tenha um perfil centralizador, o conhecimento está centralizado nele – indivíduo – por isso, a figura dele não pode deixar de ser vista exatamente no ponto ao qual foi escalado.

Pegando o futebol como exemplo, vemos quantos técnicos de futebol  criaram conflitos e discordância do perfil do excelente goleiro: Rogério Ceni.

Com seu perfil de exímio cobrador de faltas ele “saiu do escopo” ao qual foi designado várias vezes. Muitas delas causando desconforto no treinador que o instruía. Esse é um case de sucesso, mas sucesso relativo, pois a habilidade pontual do notório Rogério Ceni, não o fez mudar sua execução, apenas oxigenou eventualmente sua tarefa cotidiana. Pois sempre ao final, ele retornava ao gol. Fazia seus gols, mas não atuava na busca deles, não era o artilheiro. Bem verdade que, exceto Pelé, nitidamente um ponto fora da curva na competência futebolística, nenhum outro artilheiro que atuasse na linha, foi de forma exemplar, um goleiro… mas Mr. Ceni é um goleiro-artilheiro.

Ao profissional imprescindível fica reservada a notoriedade sem mobilidade. Caso este tente sair para um departamento na própria empresa, poderá ser  “barrado pelo técnico” (Êpa! Não avance o meio de campo, você é goleiro não atacante!), pois é imprescindível e único onde atua, em sua área…se o juiz expulsar um jogador de linha o time continua o jogo mesmo com um a menos, mas se expulsar um goleiro o que acontece? Ele deve ser substituído por um reserva ou alguém do próprio time deverá ir para o posicionamento do guarda metas (goleiro). Motivo: o goleiro é imprescindível, o jogo não acontece sem a presença dele.

Se esse profissional imprescindível tentar ir para o mercado visando alçar vôos mais altos e subir alguns degraus, poderá incorrer no risco da sensação do “Gestor Traído”. Vocês já devem ter ouvido alguém dizer algum dia: “…ah, fulano de tal, me deixou na mão… agora não tenho quem faça o que ele fazia para mim. Ele me quebrou, mas aqui, posso garantir – tá queimado!”

A pouca habilidade do imprescindível em criar backup, a proximidade que ele fomenta diante de um SER TEMPERAMENTAL, conhecido como “superior hierárquico”, onde descobertas recentes comprovaram que este SER muda de humor mais do que as mulheres de sapatos, e mais do que a lua em suas diversas fases, pode contribuir para um desgaste que o levará à velocidade do som na Régua de Preferência entre 2 extremos, diante da visão do seu gestor:  de Preferido à Preterido.

Vimos então, que esse profissional imprescindível terá sucesso se decidir ser “o cara da casa”, “que veste a camisa como segunda pele”, e que “não almeja traições em namoricos com a concorrência”. Caso essa seja a aspiração do imprescindível, minha sugestão: Acelere e continue assim! Você está no caminho certo! As chances de erros são mínimas às suas pretensões.

Caso você se incomodou desde o colégio em ser escalado no gol (como eu) e, fazia pior que o Rogerio Ceni, abandonando o Gol e indo até o ataque (também como eu) quando seu time demonstrava inércia… bem, ai você tem que manter uma diferente postura, fazendo os outros o considerarem um profissional importante, não imprescindível.

Se decididamente você quer mobilidade, quer compartilhar conhecimento, agregar outros conhecimentos, muitas vezes adquiridos coletivamente, e também distribuídos de forma coletiva… se não te incomoda deixar de ser o colaborador mais próximo que o seu superior hierárquico tem, entretanto ser aquele que ele pode contar para uma tarefa que requer flexibilidade, não rotulando-o à atividade, mas sim a sua capacidade de se sobressair a novos desafios. Bem, se é isso que você procura, muito provavelmente você irá fugir do centro das atenções e do perfil imprescindível. Quando olharem para você, terão sempre a tranqüilidade de tirá-lo para uma nova tarefa, pois você pulverizou conhecimento das suas atividades para que haja um backup adequado e “nenhum prato caia” quando você deixar a cadeira de “equilibrista da vez” para outro colega…

Geralmente gestores tem o perfil do profissional importante, ao passo que técnicos tem a postura do imprescindível. Como disse anteriormente, não existe certo ou errado, mas existe aquilo que você almeja de si e do modo o qual os outros vêem sua carreira. Às vezes nos vemos “vestidos” em um tipo de profissional, e outras vezes “vestimos” outro tipo… isso também depende, vale dizer, do ambiente e momento em que você está vivendo.

Você como profissional deve decidir qual o melhor perfil para explorar seu potencial HOJE. Já que ser um ou outro passa pela questão circunstancial, como vimos.

Faça sua escolha consciente, e decida se quer ser um Profissional imprescindível ou importante com qual deles você acredita que conseguirá alçar melhor o que almeja?

Boa Sorte na sua escolha. Desejo que ela seja assertiva e adequada ao seu momento e com isso o Sucesso seja uma conseqüência inevitável !!!

Erdel Santos

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (6)
  1. Goes – é isso mesmo!

    Voce está certo:

    O insubstituível quando se ausenta, “deixa orfãos”.

    Obrigado pelo comentário.

    Abçs,
    Erdel Santos

    Erdel Santos em 11 de abril de 2012 - 14:58
  2. Prezado Erdel,

    Só posso agradecer e parabenizar pela excelente abordagem.
    Está mais do que provado que é necessário analisar bem os dois lados da moeda antes de optar por um deles.

    Obrigada
    Jaqueline

    Jaqueline Calvi em 11 de abril de 2012 - 11:40
    • Olá Jaqueline,

      Seu comentário me deixa muito lisonjeado, pois sei que parte de uma pessoa que tem totais condições de avaliar (e contribuir com insumos… ) o tema que expus.

      Dentro da linha de compartilhar e contribuir com o que carregamos em nossa vivência profissional, a minha despretenciosa idéia foi apenas e tão somente provocar uma reflexão a novos e já experientes profissionais não somente do setor de Call Center.

      Eu é que agradeço seu comentário.

      Continue nos acompanhando aqui no blog.

      Sds,
      Erdel Santos

      Erdel Santos em 11 de abril de 2012 - 14:56
  3. Erdel,

    Excelente!
    Muito rica e interesante a abordagem do assunto e a construção coerente das idéias.
    O texto me fez refletir o assunto sob um novo ângulo.
    Parabéns e obrigada por compartilhar este conhecimento.
    Abraços!

    Cristiane em 11 de abril de 2012 - 08:58
    • Oi Cristiane,

      Agradeço suas observações e espero que realmente o texto conduza a reflexões básicas no nosso ambiente, que por vezes, atropelados na nossa dinâmica e rotina avassaladora, não nos permite um momento reflexão…

      Continue nos acompanhando aqui no blog, e meus votos de Sucesso!!

      Abçs,
      Erdel Santos

      Erdel Santos em 11 de abril de 2012 - 15:03
  4. Erdel,

    Muito bom o post! E com a abundância de detalhes de sempre.

    E, mais do que imprescindível ou importante, é fundamental que o profissional, da área que seja, tenha a plena consciência de que ninguém é insubstituível!!

    Grande abraço!

    Alexander Goes em 10 de abril de 2012 - 19:35

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: