Apr
18
17 de abril de 2019 - 18:03

Voce-sabe-a-diferenca-entre-faturamento-e-lucro-de-um-negocio-televendas-cobranca

Muitas vezes, mesmo diante do faturamento alto, nem sempre temos o lucro desejado. Saiba por quê:

Por: Arnaldo Vhieira

“Onde está o dinheiro, o gato comeu / E ninguém viu”. O trecho dessa música, interpretada por Gal Costa, retrata bem a angústia de muito empreendedores.

É comum a indagação sobre o tamanho do lucro em determinado período de tempo, resultado das vendas que, muitas vezes, se apresentaram acima das expectativas. Acontece que, muitas vezes, mesmo diante do faturamento alto, nem sempre temos o lucro desejado.

Então, é nesse sentido que trago uma reflexão sobre a relação entre faturamento e lucro, na mesma direção de um texto que escrevi aqui na EXAME PME, com o título “Cuidado! Seu estoque pode acabar com a sua empresa”, no qual eu revelo que nem sempre um estoque volumoso é sinônimo de capital investido e sim de capital parado.

Assim, o faturamento em alta não significada lucratividade certa. É comum que em algumas épocas do ano as vendas aumentem, principalmente nos períodos festivos, como Dia da Mães, Dia dos Namorados e as festas de final de ano. Isso ocorre em todos setores da economia, de acordo com a sazonalidade de cada ramo de atividade.

Venho escrevendo muito da importância do planejamento financeiro, pois é nesses períodos que todos os esforços para equilibrar as contas e chegar ao ponto de equilíbrio, resulta de fato no alcance dos melhores lucros.

É importante ter a clareza entre faturar e lucrar, ou faturamento e lucro, o que me permito esclarecer:

Faturamento é o montante financeiro que entra no caixa da empresa em determinado período de tempo, contabilizado a partir de vendas dos seus produtos e/ou serviços. Quando está em alta, revela que todos os esforços destinados ao aumento de participação em determinado mercado, proveniente das vendas, estão no caminho certo.

Já o lucro é o montante financeiro que sobrou daquilo que foi faturado, deduzidas todas as despesas operacionais e tributárias destinadas à produção e à venda, as quais a empresas tem que pagar. Essas despesas, conhecidas também como obrigações, são: salários, aluguéis, água, luz, telefonia, manutenções e todos os impostos diretos e indiretos.

Considerando esses conceitos, podemos chegar à conclusão que nem sempre um alto faturamento pode ser garantia de geração de lucro; para que isso ocorra, é necessário que a empresa apure de forma consciente todas as despesas fixas e variáveis de maneira que, ao final do período, tudo que faturou possa pagar seus compromissos, inclusive com seus sócios (pró-labore), e tenha assim sobra de capital, o chamado lucro líquido.

Para que o lucro líquido seja satisfatório e garanta o retorno de investimento no prazo determinado, é necessário:

– Efetivar o planejamento financeiro;

– Controlar as despesas operacionais;

– Criar alternativas de melhoria contínua na produtividade; e

– Ter atitude para mudar o rumo da operação quanto necessário

Nota-se que utilizei verbos de ação, pois o empreendedor precisa agir antes que o seu faturamento não seja suficiente para alcançar o lucro. Lembre-se, ainda, da outra parte da música: “O gato fugiu, o gato fugiu / O seu paradeiro / está no estrangeiro / Onde está o dinheiro?”

Bom faturamento e excelente lucro a todos e todas!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: