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Você tem um negócio ou um hobby?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
17 de dezembro de 2018 - 18:00

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Você pode ter um CNPJ, processos, produtos; mas se não vender, não é um negócio, é um hobby!

Sabe qual é a diferença entre um negócio em um hobby? VENDA!

Muitas pessoas usam suas habilidades e seus gostos para montarem um negócio: quem gosta de tirar fotos, vira fotógrafo; quem gosta de fazer bolo, vira boleiro; quem gosta de escrever, vira escritor e por aí vai. No entanto, tirar fotos, fazer bolo e escrever podem ser hobbies e não necessariamente profissões. Essas atividades só passam a ser profissões e negócios quando geram receita. E para gerar receita, têm que gerar vendas.

Mas como eu vou viver do meu hobby? Realmente não é uma tarefa simples. Quando a atividade é apenas voltada para o prazer, não existem obrigatoriedades a não ser de você para consigo mesmo. Se você precisa relaxar, se livrar do estresse – acaba sendo até uma terapia. Mas negócios dão trabalho e geram obrigações. Não significa que ser dono de um negócio seja um fardo; muito pelo contrário: pode ser muito bom se você estiver fazendo o que você ama e se você estiver organizado para que os processos funcionem e você não se torne “escravo” do seu trabalho.

A primeira coisa com que você deve se preocupar é “qual será o seu público e o que ele precisa”. Existe uma demanda enorme no mercado por serviços, mas não adianta ofertar suas habilidades ao mercado se você não se preocupa em casar o que você faz de melhor com o que as pessoas mais precisam. E não podemos nos esquecer que existe “muito do mesmo” por aí. Mas só existe muito do mesmo porque as pessoas não sabem posicionar bem os seus negócios no mercado.

Vamos usar o exemplo do fotógrafo: vamos supor que você tenha ganho experiência durante anos tirando fotos de lindas flores no Jardim Botânico de sua cidade, então você ficou desempregado e agora precisa de uma alternativa. Não basta sair oferecendo o serviço de fotógrafo por aí em grupos de Facebook. Afinal de contas, você não quer ser mais um, certo? A primeira coisa a fazer é pensar no posicionamento: COMO você quer que o mercado lhe enxergue? Qual o seu diferencial? Uma vez definido isso, você pode analisar quem será seu público alvo. Se você tem tanta habilidade com fotos de flores, você acredita que tenha experiência para fotografar um casamento com pouca luz e centenas de pessoas em movimento? O dono de um negócio de sucesso é cauteloso e realista. Ele considera o risco calculado, ou seja, entende que existem riscos mas procura prevê-los. Ele não tem atitudes impensadas porque sabe como isso pode sair caro para o seu bolso e para a sua reputação. Então, uma vez definido o seu diferencial e seu público, você pode começar a comunicar ao mercado o que faz de melhor. E vai criando uma notoriedade até que as pessoas pensem em você como referência. E quando você se torna uma figura confiável, você VENDE!

Pense como consumidor: você compra qualquer coisa de qualquer um ou no mínimo quando vai comprar algo novo procura a referência de um amigo ou do ReclameAqui? Mesmo que o valor do produto ou serviço seja baixo, você como consumidor preza por acertar de primeira, certo? Afinal de contas você não quer ter a sensação de estar jogando dinheiro fora, não é mesmo?

Quando você passa a ter um negócio você se compromete não mais apenas com você, mas com o público. Um hobby pode lhe dar uma alegria momentânea, mas um negócio pode ser um prazer que lhe trará rendimentos.

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