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O futuro dos pagamentos online na visão dos clientes

por: Afonso Bazolli
fonte: Brasil Econômico
08 de março de 2015 - 14:07

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Por: Celina Styne Ma – Gerente de Marketing do Mercado Pago.

Se há poucos anos era impensável sair de casa sem ter algum dinheiro na carteira, hoje vivemos em uma geração que já se pode ir a diversos lugares sem as notas de reais. Os cartões de crédito as substituíram. E estamos às vésperas de um tempo em que nem a carteira será preciso ter na bolsa, já que o celular será a única ligação entre os desejos de consumo e a compra final.

Os primeiros passos estão sendo dados. Prova disso é a mudança no comportamento dos consumidores, a crescente adesão às compras online e os formatos digitais de pagamento. A empresa de pesquisa Ipsos, em conjunto com o MercadoPago, realizou um estudo no final de 2014 para entender o que está mudando no comportamento dos compradores com relação ao comércio eletrônico, o futuro das transações online e como enxergam os pagamentos online para os próximos anos. A pesquisa, feita com pessoas que compraram online pelo menos uma vez no último ano, revelou que as despesas online representam aproximadamente 54% dos seus gastos mensais. No entanto, nos próximos dez anos eles acreditam que esse número irá saltar para 79%.

Estes consumidores enxergam para um futuro próximo uma vida cada dia mais multite-las, ou seja, uma parcela considerável dos entrevistados acredita que comprará utilizando os mais diversos tipos de dispositivos, além da tradicional tela do desktop ou notebook. Para 20% as compras serão realizadas nos automóveis através do computador de bordo e para 17% por meio de computadores em eletrodomésticos, como geladeiras, por exemplo. Os mais de 600 entrevistados na América Latina, ouvidos pela pesquisa, também apontaram os formatos de pagamento que entendem como tendência para os próximos anos.

A maioria dos consumidores espera ter opções de pagamentos personalizados; já outros gostariam de pagar com reconhecimento de retina, pelo celular com débito em conta, com o escaneamento de QR-Code. Há ainda a vontade de comprar produtos a partir de fotos tiradas em alguma vitrine ou de peças que os amigos estejam vestindo.

Outro importante ponto que define a visão dos consumidores são as motivações que os fazem estar cada dia mais online e adeptos às novas tecnologias. Para 74% dos entrevistados, a compra na internet ganha espaço na vida devido à comodidade.

Outros fatores que também impactam a presença nas plataformas online são a busca por melhores preços e as promoções oferecidas pelas lojas virtuais. Tudo isso que os consumidores estão vendo como o futuro e demonstrando como querem suas relações de consumo e pagamentos, principalmente relacionadas às compras online, indicam um cliente altamente conectado e ligado às tendências de mercado.

O fato é que o consumidor está mais próximo das novas tecnologias e é o responsável direto pelo sucesso ou fracasso dos avanços sugeridos e lançados pelas empresas. Será que as empresas também estão preparadas para este consumidor? Os varejistas e prestadores de serviços inovadores precisam escutar cuidadosamente esse público e ajudá-lo a comprar quando e como querem. Em especial, as empresas de pagamentos que conseguirem dominar os desafios de escutar, aprender e, ao mesmo tempo, criar soluções práticas para o dia a dia estarão bem posicionadas para a satisfação dos clientes modernos.

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