nov
29

Fim do call center terceirizado vai melhorar serviço das teles

por: Angelica Balthasar
em: Normas
fonte: Folha de S.Paulo
29 de novembro de 2012 - 0:04 - atualizado às 0:18

Fim-do-call-center-terceirizado-vai-melhorar-servico-das-teles-televendas-cobranca

Por: Helton Simões Gomes

O consumidor sairá ganhando com a decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) de vetar que empresas de telefonia móvel terceirizem serviços de call center, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

A Folha adiantou ontem que o tribunal foi unânime em entender que o atendimento aos clientes é uma atividade que deve ser incorporados pela empresa, não terceirizada. Movida contra a Claro, a ação prevê recurso. A operadora só se manifestará após ser notificada.

“Essa decisão aumentará a condição de trabalho dos funcionários e melhorará a capacidade de atendimento”, disse Guilherme Varella, advogado do Idec.

As teles terceirizam o atendimento para não elevar os custos trabalhistas, devido à exigência de manter o atendimento 24 horas por dia, prevista no decreto do SAC.

Sem vínculo trabalhista com a tele, o atendente trabalha muito e recebe pouco.

Para Eduardo Tude, presidente da consultoria de telecomunicação Teleco, todos saem perdendo: os call centers terão seu raio de atuação reduzido, as teles precisarão de tempo para se adaptar e o clientes não verão melhora no serviço nesse ínterim.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Essa não é a decisão final , virá a ser questionada em outras instâncias. Oque pode virar uma novela , um debate longo e cansativo!?
    Não acredito que haverá melhoria pois os processos e auditoria da reclamação com os seus níveis 1º Receptivo , 2º e 3º Ativos/ Receptivos serão mantidos, deve-se levar em consideração que a remuneração provavelmente também não será alterada , mantendo-se o piso salaria da “categoria” de atendentes. Oque de certa forma também vai dificultar em minha opinião o recrutamento de colaboradores capacitados ,,, Posso ter menos dor de cabeça ganhar mais com a varíavel , extras e campanhas em outros Call’s e Contact Center’s de outros produtos que não sejam a Telefonia… A opinião do Idec é Miope , não enxerga todo o Sistema a definição capacidade de atendimento significa que em 26 Estados e o Distrito Federal , eu concentro minhas Unidades de atendimento na Região Sudeste e conforme noticia do Blog agora também no Nordeste com uma infraestrutura já montada: Mesas Cadeiras , salas de treinamento , Computadores e recurso humano, novamente repito o papel aceita qualquer coisa já na pratica e mais complicado!? Sem falar que as operadoras utilizam entre 4 e 5 Empresas para atender com mais de 6 mil colabores divididos em diversos niveis de serviço: Treinamento, Auditoria de qualidade, Monitoria,Coordenação, Supervisão, Atendimento Receptivo, Atendimento Ativo,e Back Office…O PDCA dessa decisão vai ter que rodar…

    Flávio Pereira em 30 de novembro de 2012 - 12:24

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: