Mar
31

Procon deve ganhar plataforma online

por: Afonso Bazolli
em: Normas
fonte: Canal Tech
30 de março de 2014 - 14:00

Procon-deve-ganhar-plataforma-online-televendas-cobranca

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, deve ganhar uma plataforma online este ano, para que consumidores possam fazer reclamações e empresas possam propôr formas de solucioná-las. As informações são do Estadão.

O Procon virtual deve contribuir para ampliar o atendimento ao cidadão, especialmente em cidades onde não existem unidades físicas do órgão. Segundo Juliana Pereira da Silva, titular da Secretaria de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, a criação de uma ferramenta online para o serviço vai facilitar que os brasileiros possam reclamar de produtos comprados ou itens contratados que não atenderam suas expectativas.

“De cada dez brasileiros que recorreram aos órgãos de defesa do consumidor, nove procuraram antes as próprias empresas e não foram atendidos. A plataforma virtual deixará mais rápida essa relação”, disse. O projeto ainda será restrito aos órgãos de defesa do consumidor, mas será ampliado às empresas antes de ser levado à área de tecnologia do ministério.

Juliana lembra que os brasileiros estão cada vez mais acostumados a ter disponíveis, online, vários tipos de serviços, como a declaração do Imposto de Renda e o licenciamento de veículos. Logo, outros setores do governo também devem adotar o mesmo modelo. “No século 21, é preciso atender à demanda por esse tipo de atendimento”, destacou Juliana.

O poder de ação dos Procons também será ampliado pelo governo, que deve impor medidas mais severas para empresas que infringirem os direitos dos clientes. A proposta é que a atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) coloque as conciliações feitas pelos órgãos de defesa no mesmo status de audiências na Justiça.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: