set
27

Após Bradesco, Itaú baixa juros do cartão de crédito

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Tempo Real
27 de setembro de 2012 - 23:05

Apos-bradesco-itau-baixa-juros-do-cartao-de-credito-televendas-cobranca

Chegou a vez do Itaú Unibanco anunciar publicamente o compromisso de levar as taxas de juros do cartão de crédito para a casa de um dígito, seguindo o principal concorrente direto, o Bradesco, e atendendo às pressões do governo federal, que elegeu o produto como novo alvo na luta por spreads mais baixos.

A instituição espera que até o final do ano todas as taxas de rotativo (taxa que incide após o vencimento da fatura) estejam em no máximo 9,9% ao mês. “No nosso orçamento já prevíamos uma redução dos juros que irá levar para esse nível”, disse o presidente executivo, Roberto Setubal.

De acordo com o executivo, até o final desse mês a taxa será de no máximo 9,9% para correntistas e até dezembro essa redução também chegará aos plásticos emitidos em parcerias com lojistas – atualmente a taxa máxima é de 13,9% ao mês.

Setubal afirma que desde o ano passado o banco está reduzindo taxas e que passou a estimular, antes da concorrência, o uso do parcelamento de fatura com taxas em torno de 5,5% ao mês – opção para os clientes não entrem no rotativo caso não consigam pagar o valor integral da fatura no dia do vencimento.

Além disso, o executivo acrescentou que o produto de cartão que está sendo oferecido hoje nas agências é prioritariamente o Itaucard 2.0, que tem taxa no rotativo de 5,9% ao mês, mas com incidência de juro retroativa à data de compra em caso de atraso de pagamento. “Em outubro esse cartão passará a ser vendido em todos os canais e não só a correntistas.”

Questionado sobre a taxa máxima do Bradesco, que a partir de 1o. de novembro será de 6,9%, Setubal lembrou que há taxas menores no Itaú. “Nossa estratégia é diferente da do Bradesco e temos alternativas, como o Itaucard 2.0, mais baratas que os 6,9% ao mês do Bradesco.”

A carteira de crédito com cartões do Itaú está em torno de R$ 43 bilhões. De acordo com o banco, quase 80% desse valor está em modalidades em que não há incidência de juros. Da parcela em que há encargos, 40% está no rotativo e o restante no faturamento de fatura.

O vice-presidente de crédito ao consumidor, Márcio Schettini, explicou que os juros mais baixos no cartão são decorrência do fim da integração com o Unibanco, que possibilitou que a área passasse a trabalhar com uma única plataforma. “Nós conseguimos obter um ganho de eficiência importante e transferimos agora nesse processo de precificação”, disse.

Na avaliação do executivo, na operação de cartão o custo de funding não é o mais relevante para o banco, uma vez que é o lojista recebe os recursos de acordo com os pagamentos das faturas. No entanto, há um custo elevado de risco de crédito, perdas operacionais e capital alocado na operação que justificam taxas mais elevadas. “Custa muito carregar 80% dessa carteira sem remuneração”, afirma.

É por essa razão que Schettini aposta em um novo desenho na forma de uso de cartão: o fim do parcelado sem juros. “O redesenho vai ser feito. Alguns varejistas e reguladores já estão estudando como fazer essa transformação”, que acrescentou que a decisão de fazer o parcelamento é do lojista e que hoje ele sabe o custo dessa operação, que é o comprometimento do seu fluxo de caixa.

Tecnologia

O Itaú anunciou hoje um investimento de R$ 10,4 bilhões em tecnologia que será feito entre 2012 e 2015. Esse montante inclui a construção de um centro de processamento de dados (CPD) em Mogi Mirim (SP), desenvolvimento de sistemas e renovação de infraestrutura. “Isso vai nos dar mais disponibilidade e e agilidade para atender as demandas dos clientes.”

O vice-presidente de tecnologia do banco, Alexandre de Barros, explicou que esses investimentos irão permitir uma redução de 40% nos gastos com energia, um dos mais relevantes na área de tecnologia, em especial pela necessidade de refrigeração intensiva para manter o funcionamento das máquinas. “O cliente hoje é 24 x 7, quer disponibilidade 24 horas por dia, sete dias da semana. Isso exige plataforma à altura.”

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: