Fundo Bain Capital, detentor da empresa desde o ano passado, reestruturará as funções globais da companhia de contact center e atendimento ao cliente
A Atento, empresa de serviços de contact center e atendimento ao cliente, estuda a transferência da sede administrativa de Madri, na Espanha, para a América Latina, possivelmente em São Paulo. A informação foi revelada ao jornal espanhol elEconomista por uma pessoa ligada à companhia.
As áreas a serem migradas são os departamentos administrativo, financeiro e recursos humanos, entre outros. Entre as poucas equipes que permanecerão na Espanha estão as áreas jurídicas e fiscal. A migração e realocação dos funcionários ou a demissão para novas contratações ainda estão nas decisões que ainda não foram tomadas.
A Atento opera em 16 países e a equipe administrativa é muito pequena frente aos 154 mil funcionários no total: apenas 80 pessoas trabalham nos departamentos que devem ser migrados. O Brasil representa mais da metade das operações da companhia, com 160 contact centers, e por isso pesa na decisão a mudança para o País. A América Latina representa 80% do faturamento e a proximidade com nossos vizinhos favorece o escritório em terras brasileiras.
A sede da empresa na Espanha se justificava por fazer parte do Grupo Telefônica, porém, em outubro do ano passado a Atento foi vendida ao fundo de capital de risco norte-americano Bain Capital por 1,039 milhão de euros.
Procurada no Brasil, a Atento afirmou por meio de assessoria de imprensa que está ciente das informações que correm o mercado, porém, não há posicionamento oficial sobre o assunto.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.