Jan
08
07 de janeiro de 2015 - 18:06

O-big-data-e-ferramenta-estrategica-para-acoes-de-marketing-mais-eficazes-televendas-cobranca

Big Data é o processamento de dados públicos não estruturados de fontes diversas e sua transformação em informações úteis para definir estratégias. Atualmente, fala-se muito sobre o tema, entretanto poucos são os que utilizam essas aplicações na prática.

No marketing, as informações podem ser utilizadas para conhecer melhor o comportamento do cliente com base nas redes sociais. Elas possibilitam identificar, por exemplo, a estratégia dos concorrentes e entender melhor o mercado como um todo, segundo explica Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp, empresa especializada em soluções para esse segmento.

As aplicações de Big Data podem ser consideradas ferramentas de marketing?

A essência do marketing é conhecer e entender melhor o cliente, e a informação é, sem dúvida, uma arma extremamente valiosa no processo. Como as aplicações de Big Data servem para processar informações a partir de um grande volume de dados e utilizá-las para traçar estratégias, podemos dizer que Big Data torna-se relevante e importante para o correio eletrônico com finalidade de marketing.

Quais as formas de utilizar o Big Data no marketing digital?

As informações podem ser extraídas de formas convencionais, em sites e fóruns, além da utilização de outras soluções mais especializadas para a captação de dados, por meio da geração de cadastros, por exemplo.

O Big Data tem sido amplamente utilizado pelas equipes de marketing?

Existem duas aplicações diferentes. Uma é o lado mais frequente: conhecer o cliente, geralmente por meio do comportamento nas redes sociais, para direcionar melhor as campanhas de marketing. A outra maneira, muito menos explorada, é conhecer melhor as empresas concorrentes e o segmento como um todo, por meio de fontes como precificação de produtos. Assim, é possível traçar um posicionamento e criar estratégia de mercado, desenvolvendo ações inteligentes para incrementar o serviço. O desafio para as equipes é fazer a união do perfil dos clientes nos universos online e offline. São poucos os que sabem como ou quando desenvolver ações que estreitam o vínculo entre usuário virtual e pessoa física.

Há restrições para a utilização de ferramentas de Big Data?

O mais importante é respeitar a privacidade e identificar a necessidade do consumidor, saber se é hora de entender o mercado ou conversar com o cliente. A partir daí, surge um leque de opções de ferramentas para explorar. Com a popularização da computação na nuvem, essas soluções tornaram-se acessíveis, abertas às empresas de todos os portes. Isso é interessante porque quem está começando tem o mesmo nível de acesso às informações que os grandes players para ganhar agilidade e traçar estratégias e ações eficazes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: