Feb
23
22 de fevereiro de 2016 - 18:06 - atualizado às 18:37

Bradesco-itau-chineses-podem-dar-um-chapeu-nos-brasileiros-e-comprar-citibank-televendas-cobranca

Ainda não se sabe quem vai comprar o banco, mas seria uma oportunidade de ouro para a China entrar de vez na América Latina

Por: Ricardo Bomfim

O mercado aposta que Bradesco (BBDC3; BBDC4), um pouco menos, e Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander (SANB11), principalmente, devam comprar os ativos do Citigroup no Brasil. Em sua estratégia de se desfazer de ativos desde a crise econômica, o Citibank anunciou sua intenção de vender operações de varejo e cartões de crédito no Brasil, na Argentina e na Colômbia.

No entanto, pode ser que os chineses deem um verdadeiro “chapéu” nos gigantes brasileiros e no banco espanhol e arrematem eles mesmos o banco. Um trader que só falou sob a condição de anonimato disse que o mais provável é que alguma instituição financeira da China compre o banco, que tem muita custódia de chineses. Para ele, Bradesco e Itaú estão com muitos problemas de caixa por causa da crise para poderem se dar ao luxo de fazerem uma aquisição deste porte, que no entanto, interessaria, e muito, aos asiáticos. “Ele é visto como um ativo bem melhor do que o HSBC”, disse.

É bom lembrar que a China tem paulatinamente aumentado a sua presença na América Latina, com o China Construction Bank arrematando 72% do Banco Industrial e Comercial (BicBanco) em 2013 por R$ 1,6 bilhão e o Bank of Communications pagando R$ 525 milhões por 80% do BBM em 2015.

Na mesma toada, o analista financeiro Luis Santacreu, da Austin Ratings, disse à Dow Jones Business News que players chineses podem estar interessados em reforçar sua presença na América do Sul.

Apesar disso, há quem esteja cético com a possibilidade dos chineses tomarem a dianteira. Rodrigo Martin, analista de bancos da Quantitas, disse à Bloomberg que não vê um novo player vindo para o Brasil ou a Argentina. “Sofreria o mesmo problema que Citigroup e HSBC sofreram, pelo menos no Brasil: a falta de escala”, disse.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: