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07 de maio de 2014 - 18:06

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Por: Ivone Santana

Se a DirecTV, empresa de TV por assinatura, for mesmo comprada pela AT&T, a maior operadora de telefonia dos Estados Unidos, o Brasil vai sentir o impacto. Com a aquisição, a AT&T ampliaria seus negócios no país, entrando nos lares brasileiros. A DirecTV é controladora da DirecTV Latin America e esta controla a Sky, a segunda maior rede de TV paga do Brasil.

As conversas entre as duas empresas foram divulgadas na quinta-feira pelo “The Wall Street Journal” e seguem na esteira da proposta de US$ 45 bilhões da Comcast Corp’s para a aquisição da Time Warner Cable. Se o acordo envolvendo a DirecTV se concretizar, a AT&T viraria uma concorrente gigante e próxima do tamanho da Comcast – caso a aquisição da Time Warner também seja aprovada. Outra possibilidade é a AT&T comprar a Dish, uma operadora menor de TV via satélite. A DirecTV estaria avaliada em US$ 50 bilhões e a Dish em US$ 20 bilhões.

A DirecTV e a Sky se fundiram no Brasil em 2004, dando origem a uma das principais empresas locais de TV por assinatura.

A AT&T já atua no Brasil por meio de sua unidade AT&T Global Network Services, voltada para o mercado empresarial. Nessa área, compete com a britânica BT e a americana Verizon. A estratégia dessas empresas é atender a multinacionais para serviços de voz e dados, entre outros, por meio de uma rede privativa virtual (VPN, na sigla em inglês). Como grande parte dos clientes são dos EUA e da Europa com atuação no Brasil, essas operadoras se instalaram no país para atendê-los e, a partir daí, expandiram suas atividades.

Mas todas delimitaram os negócios para o segmento empresarial. Isso porque com o foco concentrado, o investimento é menor em infraestrutura e atendimento. Oferecer serviços a consumidores requer uma ampla rede, com capilaridade para chegar aos domicílios.

A Sky está atrás somente da Net, controlada pelo grupo mexicano América Móvil. Com distribuição de sinal por satélite, a Sky encerrou o primeiro trimestre do ano com 29,8% de participação (5,4 milhões de assinantes) ante 53,6% da Net (9,8 milhões). Desde 2010, quando detinha 26% de fatia do mercado, a Sky tem avançado, enquanto a Net teve um pequeno recuo diante dos 54,6% registrados há quatro anos. A entrada de outro controlador na Sky poderia trazer um novo vigor à competição.

Além disso, a AT&T poderia trazer ao país sua experiência de atendimento ao cliente residencial. A Sky oferece acesso à internet via banda larga e tem procurado novas tecnologias para prestar o serviço, inclusive por meio de aquisição de provedores de acesso, nos últimos anos. A Sky também tem banda larga fixa por rede sem fio, 4G e fibra óptica em alguns locais.

É possível considerar que a rede usada pela AT&T para atender clientes empresariais poderia ser compartilhada com residenciais, o que depende, também, da capacidade da infraestrutura instalada. No site da AT&T, a companhia informa que tem uma equipe superior a 800 pessoas para atuar em vários países da América Latina, entre os quais o Brasil.

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