May
27

Como a busca social do Facebook afeta sua empresa

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Exame
26 de maio de 2013 - 15:04

Como-a-busca-social-do-facebook-afeta-sua-empresa-televendas-cobranca

Nova ferramenta pode trazer oportunidades de negócio para a sua empresa

Editado por Priscila Zuini – Por Lucas Diniz

Como a busca social do Facebook afeta sua empresa

Respondido por Lucas Diniz, especialista em redes sociais

Traduzida para o Brasil como Busca Social, a Graph Search é o primeiro passo do Facebook na busca orientada pelas informações de usuários. A nova ferramenta também pode trazer oportunidades de negócio para a sua empresa e já está disponível em beta para alguns usuários que utilizam o Facebook em inglês americano. Você pode se inscrever para receber a Busca Social em primeira mão quando estiver disponível.

Essa primeira versão da Graph Search tem foco em quatro áreas: pessoas, fotos, interesses e locais. Enquanto as três primeiras áreas referem-se a relacionamento entre pessoas, empreendedores podem se beneficiar diretamente do foco que a rede social está dando para a busca por locais.

A categoria “negócio local” é a mais utilizada por páginas de pequenas empresas no Facebook. Esse tipo de página representa organizações com uma sede física definida e oferece algumas opções únicas, como a possibilidade dos usuários realizarem check-in no local, avisando para toda sua rede de amigos que se encontram no estabelecimento.

Com a Graph Search é possível, por exemplo, um usuário realizar uma busca de locais por pizzarias que seus amigos também frequentam na cidade de São Paulo. As páginas de negócios locais também podem destacar informações como horários em que o estabelecimento fica aberto, mapa, valor médio dos serviços, estacionamento etc. É importante revisar se a sua página está categorizada corretamente e preencher todos os campos disponíveis, que variam conforme o seu tipo de negócio.

Na prática, a Busca Social do Facebook traz novos dados ao debate sobre qual é o valor de um fã na rede social, tanto para pequenas, quanto para grandes empresas. Antes, o vínculo de confiança que um fã transmitia em relação à determinada empresa para a sua rede de amigos poderia ser explorado através de anúncios ou das interações do usuário com a página.

Agora com o Graph Search, o “curtir” passa a integrar o algoritmo de busca social e dá relevância às páginas que a sua rede de amigos curtiu. De forma semelhante ao que o Google já realizou com o +1 e a integração com o Google+. Para as empresas, fica cada vez mais importante transformar seus clientes em fãs nas redes sociais e engajá-los.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: