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Confira como integrar SAC e Loja Física

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: R7
04 de novembro de 2014 - 18:08

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Educação, eficiência, agilidade são alguns pontos que devem marcar a sua interação presencial com o cliente

Se você tem uma loja física, provavelmente já deve ter se dado conta da importância de um bom atendimento. Educação, eficiência, agilidade são alguns pontos que devem marcar a sua interação presencial com o cliente. Mas oferecer apenas essa forma de atendimento não é suficiente para satisfazer o consumidor, especialmente na hora de estabelecer um vínculo mais duradouro com a clientela.

Depois que o comprador sai pelas portas da loja, ou antes mesmo que ele entre por elas, dúvidas podem surgir, problemas em relação aos produtos e serviços podem ocorrer e, nesse meio tempo, será preciso um ou mais canais de comunicação com a empresa, a fim de ter os seus questionamentos esclarecidos, reclamações, sugestões e elogios ouvidos. Daí a importância de investir na integração da sua loja física com um eficiente Serviço de Atendimento ao Consumidor. Não sabe como fazer isso? Então confira nossas dicas.

Por que integrar o SAC à loja física?

Quem recebe um bom suporte e é escutado quando busca atendimento, se sente valorizado, cria um vínculo com a empresa e divulga a satisfação entre sua rede de contatos. Dentro de um mês, um cliente de SAC pode transmitir a experiência positiva para pelo menos seis pessoas. Além disso, quando sua reclamação é ouvida e resolvida, ele adquire simpatia pela empresa ou produto em 90% dos casos.

Esses números indicam que vale a pena ir além do atendimento presencial na loja física e apostar na integração com o SAC para fidelizar os clientes, afinal, o bom atendimento, relacionamento e comunicação entre empresa e consumidor devem acontecer em qualquer situação e ambiente, seja ele físico ou virtual.

Alinhando as informações

A integração do SAC à loja física só é bem-sucedida quando há um alinhamento efetivo das informações. Isso porque não adianta oferecer um Serviço de Atendimento ao Consumidor sem que este tenha acesso aos dados atualizados da loja física. O resultado nesse caso é sempre desastroso, já que a tendência é que os atendentes do SAC repassem informações erradas.

Para evitar que os dados do SAC e da loja física sejam conflitantes, o ideal é manter os registros sempre atualizados e completos. Os dados pessoais, reclamações, trocas solicitadas e outras informações devem ser idênticos tanto na loja quanto no SAC. Um sistema online seguro pode fazer toda diferença nesse processo!

Integração multicanal

Normalmente, a integração entre loja e SAC começa pelo atendimento telefônico, por uma questão mais de hábito do que de funcionalidade. Mas, hoje em dia, com a ascensão das mídias sociais e inúmeras possibilidades tecnológicas, o atendimento multicanal acaba se configurando como uma alternativa mais prática, rápida e econômica para manter contato.

Uma opção simples, mas muito eficaz nesses casos, é integrar as solicitações realizadas no SAC ao atendimento nas lojas. Vamos imaginar a seguinte situação: uma pessoa entra em contato para solicitar a troca de um par de calçados comprados online, mas fica em dúvida sobre o tamanho da nova peça. O atendente direciona a troca a uma loja física, que a realiza presencialmente e registra a finalização do atendimento, iniciado por qualquer um dos canais de contato da empresa (telefone, e-mail, chat, redes sociais). O usuário ainda poderá receber uma mensagem do SAC, perguntando se ficou satisfeito com a troca. Quem não quer ser atendido de forma exclusiva?

E aí, gostou das nossas dicas? Preparado para integrar sua loja ao SAC? Então comece a elaborar suas estratégias, qualifique sua equipe, escolha os melhores equipamentos e sistemas. Depois, é só manter o seu padrão de qualidade no atendimento, tanto na loja física quanto no SAC. Sucesso e até a próxima!

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