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Contax tem lucro líquido 113% maior em 2012

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Tele.Síntese
27 de fevereiro de 2013 - 18:02

Contax tem lucro líquido 113% maior em 2012

Lucro da empresa de call center chegou a R$ 44,5 milhões, ante R$ 20,9 milhões de lucro líquido em 2011

A Contax registrou lucro líquido de R$ 44,5 milhões no ano passado, crescimento de 113% em comparação com 2011. A receita da empresa atingiu R$ 3,6 bilhões, uma alta de 16,3%. Já o EBITDA da empresa totalizou R$ 368 milhões em 2012, atingindo a margem EBITDA de 10,2%, 2,2 pontos percentuais superior à registrada em 2011.

A companhia foi beneficiada pela desoneração da folha de pagamento no setor de contact center, conforme o plano Brasil Maior. Assim, em detrimento da contribuição patronal de 20% do INSS sobre a folha de pagamento, a companhia passou a pagar 2,5% sobre o faturamento, tendo esse valor sido reduzido para 2% a partir de 1º de agosto de 2012.

Além disso, os negócios voltados a produtos e serviços de TI, Trade Marketing e Contact Center na América Latina cresceram e ganhar importância para a companhia. A receita líquida proveniente de nossas empresas Todo!, Ability e Allus representaram 20% do total em 2012 (22% no 4º trimestre) contra 12% em 2011. A receita com contact center da Contax cresceram 13,1%, sendo que o avanço no Brasil foi de apenas 5,6%.

A Allus, empresa de Contact Center com operações fora do Brasil, gerou uma receita de R$ 442 milhões (R$ 231,3 milhões superior a 2011). “O mercado Latino de Contact Center oferece ao grupo grandes oportunidades de expansão pelo fato de ainda ser um mercado bastante fragmentado e com players que oferecem soluções de menor valor agregado. Além disso, a estratégia de internacionalização da companhia criou oportunidades de sinergias à medida que a Contax possui em sua carteira de clientes no Brasil, empresas com atuação global, permitindo a expansão dos negócios para países que demandem atendimento em língua espanhola”, informou a Contax em relatório para apresentar o balanço anual. Na comparação ano a ano, as operações na América Larina de contact center cresceram 109,8%.

A Ability, empresa de trade marketing, também registrou forte crescimento e atingiu um faturamento de R$ 185 milhões (R$ 127 milhões em 2011, avanço de 46% na receita no ano, ante 2011. A companhia destacou o início das operações de trade marketing na Colômbia em outubro, aproveitando as oportunidades de cross selling junto aos clientes da Allus. No mercado brasileiro, ao longo do quarto trimestre a companhia conquistou nove novos clientes em diferentes segmentos.

A Todo!, empresa de TI voltada para o mercado de CRM, registrou crescimento de receita, principalmente para empresas de fora do Grupo Contax e atingiu R$ 238 milhões (R$ 178 milhões em 2011).

No setor de contact center para telecomunicações, a Contax informou que alterou o modelo de contrato com operadoras. O modelo adotado agora vincula a receita dessas operações com a quantidade de assinantes na base de seus contratantes. “Em consequência, a Companhia é incentivada a investir e melhorar ainda mais seus processos de atendimento, aumentando a sua eficiência e qualidade, de maneira a capturar aumento de produtividade que se traduz tanto em margens superiores quanto em redução de custos para seus clientes”, informou a empresa.

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