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Geração de caixa segura resultados da CSU CardSystem

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: Monitor Mercantil
16 de agosto de 2012 - 0:00 - atualizado às 0:11

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O lucro líquido da CSU CardSystem – empresa de gestão e processamento de meios eletrônicos de pagamento, marketing de relacionamento e terceirização de contact centers – atingiu R$ 5,84 milhões no segundo trimestre de 2012, praticamente inalterado (recuo de 0,2%) se comparado com o do mesmo período do ano passado, quando somou R$ 5,85 milhões.

A receita líquida da companhia também registrou recuo de 0,2%, para R$ 50,99 milhões no trimestre. A companhia explica que ao longo dos doze meses, a receita da empresa apresentou leve crescimento tanto pela entrada de novos clientes, quando pelo crescimento orgânico da base.

O Ebitda somou R$ 19,1 milhões, um crescimento de 19,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A margem Ebitda para 20,2%, alta de 4,4 pontos percentuais.

O resultado é explicado pela maior representatividade da unidade de negócios da companhia na composição das receitas e pelo melhor resultado operacional da CSU Contact. “Também contribuíram para esta evolução iniciativas de redução de gastos e a desoneração da folha de pagamentos, com melhoria nas margens de rentabilidade”, disse a empresa.

Participação

A participação da unidade de meios eletrônicos de pagamento CSU CardSystem no faturamento total cresceu de 51% para 54% no período, mesmo tendo havido retração de 5% na receita bruta, que somou R$ 103,5 milhões neste segundo trimestre. A receita bruta desta unidade totalizou R$ 56,2 milhões.

A diretora de Relações com Investidores e Desenvolvimento Corporativo da companhia, Mônica Carvalho Molina, ressaltou que a CSU CardSystem venceu duas importantes concorrências para prestação de serviços de emissão e gestão de cartões de crédito, com o Banco do Nordeste e o Banpará. O primeiro tem potencial para gerar cerca de R$ 50 milhões em receitas no período de quatro anos. Já o contrato com o Banpará prevê receita aproximada de R$ 21,5 milhões em dois anos.

“Os resultados deste trimestre foram positivos, principalmente no que se refere às margens e geração de caixa. O saldo de caixa ao final do período alcançou R$ 24,8 milhões, contra apenas R$ 1,4 milhão em junho de 2011″, explica Molina.

A unidade de negócios CSU Contact, que oferece serviços de call center, encerrou o segundo trimestre com receita bruta de R$ 47,2 milhões. O lucro bruto da unidade ficou em R$ 3,7 milhões, bem superior ao R$ 1,1 milhão gerado no segundo trimestre de 2011. A margem bruta ficou em 8,6% no segundo trimestre.

Call center

Houve redução de custos de 18,8% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A redução está relacionada, principalmente, à concentração do negócio de contact center nos sites de Alphaview, em Barueri/SP e Recife/PE.

“Nosso foco na operação de call center é a melhoria contínua da rentabilidade. Fomos beneficiados pela desoneração da folha de pagamento concedida, este ano, às empresas de tecnologia e, com isso, ampliamos os investimentos em atração e desenvolvimento de pessoas, elemento principal na excelência dos serviços que prestamos”, explica a diretora de RI da companhia.

No encerramento do trimestre, a CSU Contact contabilizava 4.016 posições de atendimento em operação. A empresa informou que segue sua estratégia de diversificação de fontes de receita, com esforços comerciais voltados também para as regiões fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

A CSU MarketSystem, divisão voltada à prestação de serviços de marketing de relacionamento, está implantando seu novo catálogo de prêmios multifornecedor para diferentes clientes. Já a plataforma CSU Acquirer foi homologada pela Visa para prestar serviços de processamento das transações eletrônicas a serem capturadas pelo Banrisul em sua rede Banricompras.

Investimentos

No segundo trimestre, a companhia investiu R$ 5,1 milhões predominante da unidade de negócios CSU CardSystem. Do total, R$ 700 mil foi direcionado à CSU Contact, “em linha com a nova estratégia de crescimento bastante seletivo desta unidade, priorizando a estabilidade da operação”, diz a empresa em relatório.

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