Feb
06

Juros dos cartões de crédito podem chegar a 500% ao ano

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Jornal Hoje
05 de fevereiro de 2014 - 18:05

Juros-dos-cartoes-de-credito-podem-chegar-a-500-ao-ano-televendas-cobranca

Três em cada dez brasileiros já ficaram sem pagar a fatura toda em 2013.

Juros do cartão são os maiores de todos.

Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços mostra que três em cada dez brasileiros já ficaram sem pagar a fatura toda do cartão de crédito só em 2013. Os juros do cartão são os maiores de todos. Por isso, precisa ficar atento na hora de escolher entre a fatura mínima o ou total.

Hoje, 76% dos brasileiros têm pelo menos um cartão de débito ou de crédito. Metade de todo o gasto mensal feito pelo brasileiro é pago com o cartão. Só que tem gente que acaba se enrolando nas contas: 31% já ficaram sem conseguir quitar o valor total da fatura pelo menos uma vez neste ano.

As taxas de juros cobradas pelos cartões são as maiores do mercado. Há percentuais diferentes pra parcelar a fatura, rolar a dívida para pagar no mês seguinte ou até para quem usa o cartão de crédito para sacar dinheiro. Nesse caso, os juros no ano podem passar de 500%.

No mês, o saque com cartão de crédito tem juros de 16,56%. O cliente do cartão que deixar para pagar tudo no mês seguinte, vai amargar uma taxa de 13,90%. Se a opção for pagar em 6, 7, 12 vezes, serão 7,15% no mês. O que vale é usar o cartão de crédito com planejamento, anotar todos os gastos e evitar as compras parceladas.

“Cartão não é feito como instrumento de crédito a longo prazo. Ele é só para alguém que precisa comprar alguma coisa e não tem dinheiro naquele momento, vai receber no dia 30, dia 05. Então ele faz a compra para poder pagar em seguida. Não é feito pra pagar em 4, 5 vezes. A menos o parcelamento da loja, sem juros”, afirma Andrew Frank Storfer, diretor de economia da Anefac.

Pra quem já se enrolou todo, o negócio é buscar um empréstimo no banco e esquecer o cartão. “As taxas de cartão de crédito são as maiores que a gente tem de crédito no Brasil. Maiores do que cheque especial, maiores do que crediário, financiamento ou empréstimo que se possa ter. Qualquer outra forma é melhor do que colocar o cartão sendo pago aos poucos”, diz Andrew.

Quem pegar R$ 100 no saque do cartão de crédito em janeiro vai chegar em dezembro devendo R$ 600.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: