Jun
08
07 de junho de 2015 - 14:08 - atualizado às 22:42

Plano-de-expansao-da-tivit-passa-por-ampliacao-de-contrato-com-aes-brasil-televendas-cobranca

Atualização do parque tecnológico da empresa do setor de energia deve terminar no segundo semestre e envolverá migração para nuvem particular e modernização do sistema de ERP

Por: Henrique Julião

A prorrogação por seis anos do contrato de fornecimento de infraestrutura de TI para o Grupo AES Brasil – com direito a implementação de uma nuvem exclusiva para a companhia – é estratégica no plano de expansão da brasileira Tivit, que planeja crescer ao menos 15% em 2015.

Os valores do negócio não foram divulgados por nenhuma das partes, mas a concorrência para a prestação do serviço envolveu players como a IBM e a HP. “Foi um processo longo que tomou praticamente seis meses”, conta o vice-presidente de gestão de tecnologia da Tivit, Carlos Gazaffi. Responsável pela gestão de TI da AES Brasil durante os últimos cinco anos, a empresa saiu vitoriosa e teve o contrato prorrogado até 2020.

A primeira etapa do processo será a instalação de uma nuvem exclusiva para o grupo. O suporte será prestado a todas as subsidiárias do AES: AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e AES Uruguaiana. Segundo o diretor de TI da empresa, Antonio Narvaez, a transição de uma nuvem compartilhada para outra exclusiva é um passo importante para a melhoria dos serviços prestados.

“A disponibilidade aumenta a confiabilidade e melhora a performance porque temos a garantia que os recursos serão dedicados exclusivamente para nós”, afirmou Narvaez. O executivo diz ainda que a expectativa é que o processo seja concluído ainda em 2015. “Acreditamos que entre agosto e setembro deste ano a gente consiga finalizar o conceito da nuvem privada”, prevê

Sistemas críticos

A renovação tecnológica será crucial na gestão de sistemas críticos dentro da AES – aqueles nos quais uma falha pode acarretar grandes perdas materiais e até humanas. “Como estamos no negócio de energia elétrica, temos que gerenciar distribuição, efetuar monitoração de usinas. Por isso a necessidade um sistema de controle que opere 24×7″, afirma Antônio Narvaez ao DCI.

Outro ponto importante da estratégia da Tivit é a maleabilidade da tecnologia: “Em períodos onde a AES vive movimentos diferentes do normal, a nuvem tem capacidade de crescer ou de diminuir de acordo com o a sazonalidade”, explicou Carlos Gazaffi.

Segunda fase

A segunda etapa do projeto será a modernização dos sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão empresarial) e de atendimento ao consumidor do Grupo AES Brasil. Toda a operação de relacionamento com o cliente será suportada pela Tivit, através de canais como chat, voz e mensagens de texto, além de serviços de agendamento de reparos.

“O que prevaleceu como diferencial e permitiu a prorrogação do contrato foi principalmente o fato de sermos uma empresa de serviços integrados com capacidade de prestar serviços tanto área de TI quanto de BPM [business process management, ou gerenciamento de processos de negócio]“, afirmou Gazaffi.

Em 2015, o planejamento da Tivit é injetar R$ 170 milhões em expansão na América Latina e aumentar o faturamento – que superou os R$ 2 bilhões no ano passado – alta de 15% a 20%. “Vamos seguir apostando em serviços integrados. O investimento em nuvem será importante em vários portes de projetos, sejam eles grandes ou médios”, garantiu o vice-presidente de Gestão de Tecnologia. No momento, a empresa opera nove data centers espalhados pelo Brasil, Chile, Colômbia e Argentina.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: