jan
02

Stefanini cresce 50% e fatura cerca de R$ 1,9 bilhão em 2012

por: Angelica Balthasar
em: Notícias
fonte: TI Bahia
02 de janeiro de 2013 - 19:09

Stefanini-cresce-50-e-fatura-cerca-de-1-9-bilhao-em-2012-televendas-cobranca

Empresa passou a atuar em 30 países e prevê crescimento entre 12% e 15% em 2013

A Stefanini (www.stefanini.com), uma das mais importantes provedoras globais de soluções para o mercado de tecnologia, anuncia faturamento aproximado de R$ 1,9 bilhão, 50% acima do R$ 1,24 bilhão registrado em 2011. Deste crescimento, metade foi proporcionada por aquisições e a outra metade se deu de forma orgânica. A companhia, terceira empresa nacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral, passou a operar em 30 países, chegando a 76 escritórios espalhados por 68 cidades.

Para 2013, a Stefanini está prevendo crescimento entre 12% e 15%. A empresa, que fecha 2012 com 17 mil colaboradores (três mil a mais que 2011), pretende ainda realizar seis mil novas contratações, além de investir em qualificação e treinamento internos. “Disseminar a cultura Stefanini e imprimir a nossa marca globalmente são os maiores desafios para 2013”, afirma o CEO global e fundador da empresa, Marco Stefanini. “O reconhecimento da Stefanini pela sua flexibilidade, criatividade e processos inovadores é determinante para seu sucesso em tantos países”, completa o executivo.

Stefanini define a estratégia de crescimento da empresa, que completa 25 anos como a maior empresa latino-americana de tecnologia, em três etapas. Em curto prazo, a Stefanini mantém a estratégia de se consolidar como uma das principais provedoras globais de soluções em tecnologia, incrementando o portfólio e focando no cliente. Em médio prazo, a empresa segue com o posicionamento de incorporar ao portfólio novas frentes de soluções de negócios não necessariamente de TI, mas com forte componente em tecnologia. As ferramentas desenvolvidas pelas recém-adquiridas Topaz, no Uruguai, e Orbitall, no Brasil, fazem parte desta estratégia, cujo objetivo é agregar valor ao negócio dos seus clientes trazendo tecnologia.

Já para manter um crescimento sustentável, em longo prazo, a Stefanini deu seu primeiro grande passo em 2012, investindo fortemente em inovação. Há dois meses, a empresa adquiriu a Woopi, empresa focada em aplicações com sede em Sorocaba, interior de São Paulo. A partir da incorporação, a Stefanini passa a contar com um novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento e reforça seu direcionamento para inovação.

As operações internacionais, responsáveis por 35% do resultado da Stefanini, continuam sendo alvo dos investimentos da Stefanini. Entre os principais destinos estão os Estados Unidos, onde a Stefanini planeja expandir a atuação, especialmente no oeste do país a partir da abertura de filiais e novas aquisições.

Brasil como foco dos investimentos

Representando 65% do faturamento, o Brasil continua a ser alvo de investimentos da Stefanini.

A empresa está apostando na oferta baseada em três tendências para alavancar o seu crescimento: Cloud Computing, Mobilidade e Big Data.

Na área de Cloud Computing, a Stefanini oferece serviços em consultoria, analisando a aderência de aplicações para este cenário, oferecendo serviços em arquitetura para o modelo, fazendo a integração e desenvolvimento, implementando e customizando os aplicativos SaaS (Software as a Service). “Além disso, oferecemos nossa expertise em fábricas de software e apoio do seu centro de excelência em SOA”, explica Monica Herrero, CEO da Stefanini no Brasil.

A mobilidade já é uma realidade e deve absorver grande parte dos investimentos em tecnologia nas empresas. “O uso de tablets e celulares nos negócios, que hoje é uma realidade, deve se intensificar. Segundo o IDC, há uma previsão que, até 2016, a demanda por tráfego de dados seja oito vezes maior do que a que tivemos em 2011 e as empresas terão que se preparar para isso”, afirma Monica. Pensando nisso, a Stefanini criou um centro de excelência em mobilidade, com diversos cases e soluções para potencializar negócios nos dispositivos móveis.

Outro desafio apontado pela executiva é o tratamento do grande volume de dados, vindos de diferentes fontes, como redes sociais, por exemplo. ”O caminho ainda é longo e, em 2013, as empresas ainda passarão por um processo de compreensão e adaptação a esta tendência. Mas avanços devem acontecer neste campo, com a mobilização de tecnologias e investimentos para responder a este desafio, entre elas a maior adesão a soluções de BI (Business Intelligence)”, destaca a CEO Brasil. Para apoiar os mais de 500 clientes da Stefanini, a empresa possui parceiros focados em soluções para gestão de grande volume de dados e de Business Intelligence.

Além de apostar no desenvolvimento de soluções focadas nestas três tendências, a empresa também investirá no fortalecimento da marca em todas as suas verticais de atuação, incluindo Financeiro, Seguros, Meios de Pagamento, Varejo, Mineração e Siderurgia que se destacaram nos resultados de 2012, além de Saúde e Educação, mercados que prometem demandar as áreas de TI das empresas.

“Queremos reforçar o nosso posicionamento como empresa focada nas necessidades dos clientes. Estamos atentos à nova dinâmica da economia do País e de como a tecnologia pode ajudar nossos clientes a otimizarem seus negócios”, garante a executiva.

Maior empresa latino-americana de serviços para o mercado de tecnologia, a Stefanini completou 25 anos de atuação com 27 escritórios no País.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: