out
09
09 de outubro de 2012 - 0:09 - atualizado às 0:47

Telefonica-desiste-de-vender-atento-e-encerra-negociacoes-com-a-bain-televendas-cobranca

A Telefónica desistiu de vender a Atento, sua empresa de call center, apesar das dificuldades atuais que a operação vem enfrentando, segundo informaram pessoas próximas à empresa a versão online do jornal espanhol El Confidencial. Com isso, as negociações com a Bain Capital, que havia feito uma oferta de compra há dois meses, foram suspensas pelo grupo espanhol.

As fontes não citam diretamente a Bain Capital, apenas admitiram que a Atento estava analisando a oferta feita por um fundo de capital de risco americano, mas que, por discrepâncias entre o preço oferecido e o valor pedido pela Telefónica, a empresa decidiu “congelar” a operação.

O grupo espanhol estava disposto a aceitar um desconto significativo sobre o preço da avaliação feita há um ano, quando o grupo espanhol tentou, sem sucesso, abrir o capital da Atento na bolsa de valores. Naquela época, a Telefónica avaliou a Atento em 1 bilhão de euros. E foi justamente este o valor inicial pedido em março passado, quando dicidiu vender a empresa. Os principais interessados foram a Bain Capital e os fundos de private equity Permira e Apollo.

No entanto, devido ao agravamento da situação macroeconômica na Espanha, ao aumento do prêmio de risco do país e ao custo financeiro, o grupo presidido por César Alierta reduziu a pedida, para 700 milhões de euros — cerca de US$ 850 milhões —, que, na realidade, foi o valor da única oferta firme feita em julho pelos bancos Morgan Stanley e HSBC, que intermediavam o negócio para a Bain Capital.

Quando a Telefónica negociava os ajustes finais da oferta, no entanto, a Bain colocou algumas condições, reduzindo ainda mais o preço final para 600 milhões de euros. O grupo espanhol considerou o valor baixo e decidiu suspender as negociações, dizendo que a venda não é urgente e que não pretende se livrar da empresa a preço de pechincha.

A Atento opera em 17 países, inclusive no Brasil. A sua venda teria o objetivo de ajudar a Telefónica a reduzir sua pesada dívida, hoje estimada em 57 bilhões de euros. Analistas afirmam que o preço da Atento é pressionado, sobretudo, pela baixa perspectiva de desenvolvimento da empresa e pelos riscos trabalhistas, concentrados no Brasil, onde a empresa possui a maior parcela de seus funcionários.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: