May
19

Telefónica vai vender anúncio no celular

por: Afonso Bazolli
em: Notícias
fonte: Valor Econômico
18 de maio de 2014 - 14:03

Telefonica-vai-vender-anuncio-no-celular-televendas-cobranca

A Telefónica da Espanha anunciou a criação de uma empresa para atuar no mercado de publicidade móvel, o que a colocará em competição direta com empresas como o Google e o Facebook. Trata-se da Axonix, que obteve aporte financeiro da companhia espanhola e da empresa de investimentos Blackstone, por meio de sua subsidiária GSO Capital Partners. Segundo a Telefónica, a Axonix é a primeira bolsa de negociação de publicidade móvel que nasce de uma empresa de telecomunicações.

O mercado global de publicidade móvel tem potencial para crescer cerca de 250% em 2016 em relação a 2013, com a receita passando de US$ 13 bilhões para US$ 45 bilhões, segundo estimativa da ZenithOptimedia.

A nova empresa vai operar com tecnologia MobClix – uma plataforma de troca de anúncios que pediu concordata no ano passado -, adquirida por meio de parceria com a Blackstone. A Telefónica é sócia majoritária, mas não revelou o percentual nem o valor de aquisição. A Axonix será intermediária entre os anunciantes, de um lado, e os editores e programadores, de outro. A atuação está prevista para a Europa, os Estados Unidos e a América Latina. Segundo a empresa espanhola, mais de cem parceiros de mídia estão integrados à plataforma Axonix.

A nova empresa, sediada em Londres, será presidida por Simon Birkenhead, que está deixando a diretoria global de vendas de publicidade da Telefónica para assumir a função. O objetivo é que a Axonix use informações de 330 milhões de clientes da Telefónica, cujos nomes não serão identificados, para que as marcas possam direcionar anúncios.

“Por meio da aquisição da tecnologia MobClix, em parceria com a GSO Partners, e por meio dos conjuntos de dados únicos que detemos por sermos uma operadora móvel, esperamos nos tornar uma das plataformas tecnológicas globais líderes na indústria de publicidade móvel”, disse Stephen Shurrock, presidente de serviços digitais e inovação da Telefónica.

O grupo espanhol investe cada vez mais em tecnologias digitais. Gradualmente tem passado de operadora tradicional para operadora digital, principalmente nos últimos três anos. No Brasil, os produtos da Telefônica Digital representaram menos de 5% da receita da Telefônica Vivo, no ano passado. Embora o percentual seja relativamente pequeno, é considerado relevante diante do faturamento de R$ 35 bilhões do grupo.

Além disso, a Telefônica Vivo tem incentivado projetos de inovação ligados à Campus Party e à Academia Wayra, aceleradora global de empresas novatas na área de tecnologia, e dos fundos Amérigo. A Wayra foi lançada pela Telefónica da Espanha em 2012.

O grupo espanhol tem afirmado que os negócios digitais vão complementar seu perfil. A ideia é que ao passar a fornecer diversos outros serviços além da conectividade, isso poderá conquistar a fidelidade dos clientes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: