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Cliente multitelas: como acompanhar essa evolução?

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Idea CRM
18 de junho de 2017 - 14:03

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Conectado, móvel e bem informado. Esse é o retrato do cliente multitelas, aquele que possui uma TV, um smartphone e um computador. Pode parecer pouco, mas essa combinação está mudando o modo como as pessoas se relacionam, se comunicam, consomem mídia e realizam suas compras.

De acordo com o Google Brasil, em pesquisa realizada, já são mais de 40 milhões de consumidores multitelas no país. Essas pessoas estão conectadas praticamente o tempo todo e cada vez menos fazendo uso do computador.

A VEZ DO SMARTPHONE

Com quase 50 milhões de smartphones ativos no Brasil, nosso país desponta como a quinta potência na utilização de aparelhos móveis, segundo pesquisa da publicação Meio & Mensagem, e à medida que as gerações mais novas começam a fazer parte do mercado, mais a utilização de smartphones torna-se inerente aos costumes do brasileiro.

Hoje, ainda de acordo com estudo do Google, 9 em cada 10 usuários de smartphones usam, de forma alternada, diversas telas para realizar uma ação. 98% deles, por sua vez, utilizam os dispositivos todos ao mesmo tempo.

O QUE MUDA NO PROCESSO DE COMPRA?

Com o surgimento da internet, o processo de compra foi completamente modificado. E assim vem acontecendo a cada vez que surge, nesse contexto, uma nova tecnologia. Se antes as pessoas precisavam sair de casa para ir até as lojas, agora elas compram do conforto do próprio lar.

As compras pela internet se consolidaram por sua praticidade, velocidade e comodidade. Segundo o relatório “Estilo de vida dos brasileiros”, 43% dos consumidores preferem realizar suas compras em ambientes virtuais. O que vem mudando, nessa perspectiva, é a forma como esse processo acontece enquanto experiência do comprador.

AFINAL, O QUE HÁ DE TÃO DIFERENTE?

O ato de compra, que era realizado através de um único dispositivo, em geral o computador tradicional, se fragmentou. Dessa forma, o usuário multitelas também usa essa nova ferramenta para realizar suas interações comerciais, que podem acontecer em momentos distintos ou ao mesmo tempo. O fato é que a jornada desse consumidor está passando por diversas telas até que ele decida finalmente desembolsar qualquer valor.

A mesma pesquisa do Google ainda afirma que 70% dos adeptos ao smartphone fazem, através desse dispositivo, pesquisas e comparações entre os produtos e serviços de interesse. A compra é realizada posteriormente, de casa ou do trabalho, utilizando o computador.

COMO APROVEITAR ESSE MOMENTO?

  • Estude bem os hábitos e comportamentos do consumidor em cada uma das plataformas;
  • Simplifique o login através das redes sociais;
  • Disponha as informações de forma diferente e complementar em cada um dos dispositivos: no computador, imagens maiores; no mobile, uma lista de detalhes e vídeos explicativos;
  • Interação é tudo: facilite o compartilhamento e esteja aberto a comentários e opiniões em todas as plataformas;
  • Inserir uma lista de desejos é um bom artifício para que o consumidor salve o produto no celular e o veja, depois, no desktop;
  • Para quem acessa pelo smartphone, ofereça a opção de envio dos itens através do e-mail, assim será possível consultar através do computador mais tarde;
  • Pense em comerciais de TV que se estendam na internet, com vídeos complementares, aplicativos, dentre outros.

Com simples adaptações, você pode conquistar seu púbico-alvo e obter grandes resultados!

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