Jan
22

Customer Lifetime Value: indispensável na Era Digital

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: E-Commerce News
21 de janeiro de 2018 - 14:09

Customer-lifetime-value-indispensavel-na-era-digital-televendas-cobranca

Por: Laura Bassett

A premissa de que o cliente sempre tem razão nunca foi tão verdadeira.  A preocupação em priorizar a jornada de experiência do cliente já é parte essencial da estratégia de muitas empresas que, inclusive, reportaram um aumento nos lucros por meio desta gestão.

E dentro dessa busca por gerenciar – e medir – a experiência do consumidor, vem um tema bastante relevante, quando pensamos que – mais que nunca – ele tem poder. Poder de busca, poder de escolha, poder de ser comunicador. E esse tema é o impacto do CLV (Lucro futuro gerado pelo relacionamento com um cliente) como fator importante para o crescimento das empresas.

Quais fatores tangíveis são usados pelas empresas para compreender o CLV e por que focar estrategicamente nesta ferramenta afeta os resultados de forma positiva?

Recentemente, a Avaya – em conjunto com a Frost & Sullivan – realizou uma pesquisa que detectou que 47% das empresas respondentes perceberam que calcular o CLV é uma parte essencial de suas estratégias de negócios. Ainda mais importante, os que utilizaram o CLV de forma estratégica tiveram um desempenho significativamente melhor do que as empresas que não levaram em consideração a satisfação, a fidelização e o apoio do cliente em seus dados analíticos.

Além do poder de fogo, a demanda do consumidor também se tornou muito mais exigente. Com apenas um clique, os clientes querem respostas e atendimentos ainda mais rápidos. Em muitos casos, o nível de expectativa do consumidor supera a capacidade de atendimento das empresas que usam a mesma tecnologia de atendimento há anos.

Este é o ponto em que o CLV demonstra a importância que se deve dar ao serviço de atendimento ao cliente como grande vantagem competitiva no mercado.

A equação é simples: se a experiência do seu cliente é boa, ele ficará mais satisfeito com a sua empresa, mais disposto a se tornar defensor da marca e muito mais propenso a fazer novas compras e gastar mais dinheiro com seus produtos/serviços. Para isso, é necessário entender quem são seus clientes, o que eles precisam, o que eles já têm e o seu histórico de compras. Essas informações vão aumentar as chances de personalizar o atendimento e produtos/serviços para atender as necessidades específicas de seus clientes.

Ao se concentrar nos elementos que compõem o CLV, o gerenciamento de receita, custos e recursos se torna muito mais eficaz, resultando numa maior rentabilidade. Ainda mais importante, a retenção do valor que você recebe destes clientes aumentará rapidamente à medida que a interação aumente. Relacione-se. E faça bem feito. O resultado virá.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: