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Como um bom conteúdo digital pode impulsionar as suas vendas?

por: Afonso Bazolli
fonte: E-Commerce News
11 de julho de 2017 - 18:08

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Por: Marco Aurélio de Paula

Vou desenvolver este artigo evidenciando o canal online, mais especificamente o e-commerce que em geral é um dos segmentos mais amplos do seu negócio.

Seja você um varejista ou uma indústria, vale ressaltar que o perfil do e-consumidor vem se alterando ano após ano e com essas mudanças a forma de expor os seus produtos também deveria seguir a mesma linha, o que em grande maioria dos casos não se faz.

Se analisarmos os principais sites varejistas do mercado, a forma de apresentação dos produtos não se altera e o custo da venda em um ambiente online vem aumentando cada vez mais, basta reparar na guerra de preços entre elas.

Contudo o e-consumidor necessita de algo mais, não basta ter o melhor preço, o melhor serviço ou o melhor produto. Para conquistar o e-consumidor é necessário entregar a ele mais informação de qualidade, com conteúdos relevantes e complementares em vários canais digitais de forma a criar um diferencial competitivo promovendo uma melhor experiência de compra e ainda é capaz de melhorar o posicionamento de sua loja online nos mecanismos de busca, atraindo mais visitas orgânicas a sua página e consequentemente aumentando a sua receita.

Apenas para contextualizar tal mudança gostaria de compartilhar duas imagens que expressão como mudou o habito dos consumidores em geral.

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A imagem 1 demonstra a atenção do consumidor apenas em uma forma de comunicação, onde a mesma apresenta de forma imposta e direta propagandas, anúncios e conteúdos que em vários aspectos não nos interessam, mas como não tínhamos opção aceitávamos.

A imagem 2 por sua vez demonstra que todos os membros da família estão conectados em algum dispositivo tecnológico, certamente o conteúdo para entreter esta família é muito mais relevante para a necessidade de cada um, ou seja, cada um dos membros identificados por sua faixa etária, busca o seu conteúdo relevante, de forma a garantir uma melhor experiencia.

Agora que entendemos a necessidade de se ter um bom conteúdo, vamos entender como fazê-lo para impulsionar as suas vendas.

1 – Identifique seu público-alvo

Antes de criar qualquer conteúdo, é preciso identificar o seu público-alvo. Identificadas essas pessoas, você deverá atrai-las para o seu canal de comunicação.

Por exemplo, o público de gosta de Comic Con quer atrair pessoas interessadas em quadrinhos e nos personagens de super heróis.

Uma dica para identificar seu público é usar o Google Trends, uma ferramenta eficaz para explorar tendências e palavras-chaves relacionadas que podem ser pesquisadas pelo seu publico.

Ao compreender os termos relacionados ao conteúdo do seus canais digitais, você poderá criar um conteúdo mais relevante para seu público, levando mais pessoas a encontrar a sua página web.

2 – Produza conteúdo relevante

O segredo para produzir conteúdo relevante é criar a melhor experiência possível para seu público com um conteúdo original e de alta qualidade. Se as pessoas considerarem sua comunicação útil e diferenciada, elas provavelmente retornarão ou vincularão seu conteúdo ao de seus interesses. Isso poderá ajudar a atrair mais pessoas para seu site ao longo do tempo.

À medida que você começar a criar conteúdo, verifique se a comunicação é:

Útil e informativa: se você lançar o site de um restaurante, poderá incluir a localização, horário de funcionamento, informações de contato, menu, carta de vinhos, um blog para compartilhar futuros eventos e fotos, um aplicativo mobile para criar um engajamento com o estabelecimento.

Mais valiosa e útil que outros sites: se você escrever sobre como se maquiar para uma festa a noite, seu artigo deverá fornecer mais valor ou um ponto de vista diferente dos inúmeros artigos na Web sobre tutorial de maquiagem.

Autoridade reconhecida: mostre a credibilidade da sua comunicação e do seu conteúdo web usando pesquisas originais, citações, links, avaliações e depoimentos. Elementos como uma biografia do autor ou depoimentos de clientes reais podem aumentar a confiabilidade e a reputação do canal online.

Alta qualidade: o seu conteúdo web deve ser único, específico e de alta qualidade. Ele não deve ser produzido em massa nem exibido em um grande número de sites. Tenha em mente que seu conteúdo deve ser criado principalmente para proporcionar uma boa experiência aos visitantes.

Atraente: realce sua comunicação online com o uso de imagens dos seus produtos, da equipe ou de si mesmo. Os visitantes não devem se distrair com erros factuais, de ortografia ou de estilo. Um número excessivo de anúncios também poderá distrair os visitantes. Para atrair os visitantes, interaja com eles por meio de atualizações regulares, caixas de comentários ou widgets de mídia social.

Tenha cuidado com o que possa deixar os visitantes desconfiados ou fazer com que eles deixem o site:

  • Erros como links quebrados ou informações incorretas
  • Erros de gramática ou de ortografia
  • Quantidade excessiva de anúncios
  • Spam como comentários ou fóruns

3 – Diversifique seu conteúdo

Vídeos são mais atrativos para converter seus produtos

De acordo com pesquisa realizada pela E-tailing Group, páginas com vídeos apresentam uma taxa de conversão 30% maior do que páginas que não possuem esse conteúdo adicional. Outro dado interessante é que 52% dos e-consumidores se tornam mais seguros após assistirem vídeos sobre o produto antes da aquisição.

O estudo também revelou que a “66% dos usuários no YouTube e 57% do Facebook, visualizaram ao menos um vídeo sobre bens de consumo dentro destas plataformas”.

É nítido então que ter vídeos no site da sua empresa aumenta consideravelmente as vendas e melhora as relações com os seus e-consumidores. Mas para um efeito mais qualitativo, não copie vídeos, isto é, não insira materiais produzidos de outros produtores – a não ser muito relacionados. Os resultados são melhores se a sua empresa oferecer vídeos exclusivos e bem elaborados para tirar todas as dúvidas dos clientes, sempre visando o engajamento da sua marca.

Podcast: conteúdo em áudio tem muita influência

Podcast é nome dado ao arquivo de áudio, geralmente no formato MP3, publicado na internet por streaming e muito utilizado para geração de conteúdos jornalísticos, de marketing e informativos em geral. Esse recurso foi utilizado pela primeira vez no Brasil em 2004.

No começo, críticos diziam que os usuários não usariam esse recurso para consumir informação. Outros, afirmavam que o Rádio poderia até chegar ao fim.

O fato é que se tornou um dos melhores canais para divulgação de serviços e produtos. Quando bem produzido, oferece conteúdo complementar para os usuários.

O Podcast é hoje massivamente utilizado em sites de entretenimento (como o Cinecast), jornalísticos, e prestadores de serviços. Mas nada impede de oferecer esse tipo de conteúdo também para loja virtual, engajando ainda mais clientes.

Agora que já sabe tudo, coloque a mão na massa e produza seu conteúdo, logo você terá um conteúdo mais relevante, mais atrativo para os buscadores e consequentemente vai aumentar as suas vendas…agora se não conseguir fazer isso já sabe onde recorrer.

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