Mar
16
15 de março de 2017 - 18:15

Em-televendas-e-cobranca-o-conhecimento-e-poder-por-vilmar-araujo-televendas-cobranca

No início do Século XVII o filosofo inglês Francis Bacon já dizia que: “O conhecimento é em si mesmo um poder”.

Já parou para pensar que vivemos em um mundo inundado de dados? Que diariamente geramos e armazenamos uma enxurrada de dados? Que milhares de informações estão a um toque de nossas mãos?

Poderia aqui falar das gigantes da internet, como Facebook que tem mais de 1,6 bilhão de usuários que geram mais de 510 mil comentários por minuto ou mesmo do Youtube que tem quase 1 bilhão de usuários que assistem mais de 2 bilhões de vídeos por dia, mas quero trazer um pouco mais para o nosso dia a dia. Você já parou para pensar na quantidade de dados, disponíveis ou gerados, dentro da sua empresa diariamente?

Dados como: Quantidade de clientes; Quantidade de Telefones (fixo e celular); Localidade / Região; Sexo; Estado civil; Renda Real / Presumida; Ticket médio de vendas ou cobrança; Tentativas de contatos; Atendidas; Vendas ou reversão, etc. Poderia elencar dezenas de outros dados aqui, mas é só um exemplo do que temos disponível.

Com todos esses dados disponíveis ficamos com as seguintes dúvidas: Estamos transformando esses dados em conhecimento? Temos ferramentas de análise disponível? As pessoas estão preparadas para fazer essa análise? Usamos os dados como diferencial para melhorar nossos resultados?

Com o uso de dados existe a possibilidade de criar modelos estatísticos de propensão a pagamento ou compra, modelo de contato com o BTC (Best Time to Call), segmentar os clientes, criar estratégias de acionamento por telefone, identificar o canal que o cliente responde melhor e/ou modelos para identificar o perfil de operadores mais produtivos, ou seja, usando os dados podemos aumentar o resultado operacional gerando assim maior rentabilidade com menor custo.

Se sua empresa não é capaz de explorar esses dados para melhorar a tomada de decisão, provavelmente ela está com o resultado aquém do esperado.

Lembre-se: Informação é poder!

Vilmar Araujo Silva

Sócio na Analítica (www.analiticadados.com.br) uma empresa de consultoria, treinamentos e estudos estatísticos, voltada para a estratégia de acionamentos multicanal. Mais de 10 anos de experiência com planejamento, modelagem estatística e estratégias de acionamento multicanal para Televendas e Cobrança amigável e judicial, com e sem garantia. Nesta área atuou em empresas como: Banco Bradesco, Contax, BV Financeira, Bellinati Perez, tendo experiência como empresa contratante e como prestador de serviços.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (4)
  1. Parabéns Vilmar este é um serviço de suma importância nos dias de hoje com tanta informação e que poucas pessoas têm este perfil e dedicação e que o mercado precisa . Parabéns vá em frente e sucesso Garantido

    Maria da Graça Eggers em 24 de março de 2017 - 22:10
  2. Parabéns, Vilmar!

    Incrível que se não tivesse sua assinatura, ainda assim daria para saber que foi seu o texto.

    Parabéns!

    EVERTON DA SILVA FELIX em 17 de março de 2017 - 07:54
  3. Parabéns. Boa análise.

    Wenderson Reis em 16 de março de 2017 - 20:34
  4. Show Vilmar. Parabéns.

    Harada em 16 de março de 2017 - 11:02

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: