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25 de julho de 2017 - 18:03

Importancia-de-se-investir-na-comunicacao-com-os-clientes-televendas-cobranca

Atualmente, no mundo corporativo cada vez mais competitivo em que vivemos, não basta que uma empresa forneça bons produtos. Para realmente se destacar e conquistar uma clientela fiel, é fundamental investir na comunicação e desenvolver um contato eficiente entre a empresa e os seus clientes, além de garantir que a comunicação entre ambos os lados seja constantemente renovada e aperfeiçoada.

Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a empresa identifique o seu público alvo e tente conhecer mais sobre ele. Isso pode ser feito de várias formas, tanto através de pesquisas de opinião, como também pela interação nas redes sociais ou ainda através de feedbacks fornecidos pelo cliente. Desse modo, a marca pode adotar ajustes e mudanças, quando necessário, para se adaptar melhor as demandas de sua clientela.

Além disso, também é essencial fazer com que toda a equipe de funcionários entenda a importância de manter um bom relacionamento com os clientes. Nesse caso, uma boa alternativa é investir na realização de treinamentos, workshops e palestras que treinem os funcionários sobre como se comunicar de forma adequada com os clientes. Apesar de gerar alguns custos extras à empresa, manter o seu quadro de funcionários bem treinados é um investimento capaz de evitar uma série de prejuízos futuros com processos e perda de clientes, por exemplo.

Ter um sistema de Help Desk moderno e organizado, que seja capaz de manter todos os dados e arquivos relativos aos clientes também é outra etapa fundamental para um bom relacionamento entre a empresa e os seus consumidores. Portanto, é importante guardar o histórico de compras e reclamações de cada cliente e utilizar essas informações a favor da empresa quando necessário.

Caso ocorram reclamações e insatisfações por parte do cliente, uma empresa que preza pelo bom relacionamento deve tentar reconquistar esse mesmo cliente e evitar que ele seja perdido. Para isso, é preciso demonstrar que a empresa se importa com o cliente, que respeita a sua opinião e que não está medindo esforços para resolver qualquer problema o mais rápido possível. Funcionários bem treinados e qualificados também são essenciais para que esse mensagem seja transmitida.

Por fim, com o avanço da tecnologia, a empresa também precisa estar sempre conectada e presente nas redes sociais, melhorando assim a sua interação direta com o público e promovendo um relacionamento mais informal com os seus clientes. Segundo especialistas de mercado, essa tendência de comunicação deve ganhar ainda mais força nos próximos anos e, por esse motivo, precisa ser adotada pelas empresas que desejam bons resultados a médio e longo prazo.

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