
Toda comunicação tem por objetivo transmitir uma mensagem com resultado, e mesmo que os resultados que cada profissional busque sejam distintos entre si, todos tem algo em comum: construir um relacionamento profissional.
Claro que existem diversos momentos para se investir em um relacionamento, e a apresentação também é um desses momentos. Se você consegue marcar uma reunião com a diretoria de uma empresa e eles te concedem uma hora, nossa dica: não use ela inteira para apresentar seus slides. Aliás, considere metade do tempo.
Apresentação não é a forma de se comunicar que depende unicamente dos slides (ou qualquer que seja a plataforma de apresentações que você utilize), mas também da forma como você utiliza aquele momento: afinal, em qualquer reunião, estamos sempre nos apresentando ou apresentando alguma coisa, certo?
Mas isso me parece uma grande besteira.
Mas não é. Toda apresentação depende de um interlocutor para ganhar vida, uma das razões pela qual insistimos aos profissionais que treinem bastante antes de subirem ao palco para apresentarem algo. Não lhe parece um desperdício de tempo conseguir agendar horário com uma empresa e utilizar todo o tempo agendado apenas para mostrar seus slides?
E prestem atenção: quanto eu digo “menos slides” não significa que é para não utilizarem slides ou qualquer outra plataforma, mas sim para entenderem a oportunidade que é balancear o tempo daquela reunião entre sua apresentação e uma conversa, que pode ser mais reveladora do que imagina.
Afinal, mesmo que a estratégia de sua empresa seja B2B (Business to Business), as relações profissionais sempre serão entre pessoas – que sua próxima apresentação valorize mais a audiência e que saiba dar espaço ao bom e velho bate-papo.
Me passa o adoçante, por favor?
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.