Jun
22
21 de junho de 2015 - 14:08

As-diferencas-entre-o-marketing-direto-e-o-marketing-de-relacionamento-televendas-cobranca

O marketing direto é uma excelente ferramenta de vendas, muitas controvérsias existem sobre esse termo. Ele tem vários nomes, como por exemplo, marketing individual, database marketing e muitos também chamam de marketing de relacionamento.

Eu discordo da última afirmação. Dentro dos meus estudos sobre o assunto e com a orientação de grandes mestres da comunicação acredito que qualquer forma de marketing tem a estratégia de atingir o consumidor, mas o marketing direto, que no passado você poderia associar com a venda pelo correio, tem uma veia mais de atração focada nas necessidades individuais do cliente. É focado nas vendas repetidas e nas campanhas publicitárias com objetivo de atrair mais consumidores e vender mais para eles.

O marketing de relacionamento também tem esse princípio, mas ele vai um pouco mais além e trabalha o entendimento do cliente de uma forma um pouco mais próxima do que o marketing direto.

O marketing direto pode ser resumido como um grande sistema Big Data que tem informações de milhares de clientes e suas necessidades. O marketing de relacionamento tem um CRM com bem menos clientes, mas com o foco em transformá-los não só em fiéis, mas em advogados.

Os dois conceitos são bem próximos e não existe o que é certo ou o que é errado dizer sobre ambos serem a mesma coisa. Um está ligado ao outro e um depende do outro para o bom funcionamento das estratégias. Como em um time de futebol onde o ataque que não faz gol ou a defesa que não defende faz o time perder.

Com meus clientes costumo dizer que vamos usar o marketing direto como estratégia de ataque. Criar propagandas que possam realmente ir ao encontro com o que o consumidor final procura e criar um banco de dados bem grande procurando formas e testes de fazer com que a propaganda que criamos chegue somente às pessoas que se interessem por ela, assim aumentando os resultados da campanha.

Depois disso temos que arrumar a defesa e é aí que o marketing de relacionamento entra, posicionando a empresa e o produto para atender as necessidades do cliente. Criando vantagens para que ele continue com você e possa fazer cada vez mais serviços com sua empresa. Na defesa é que reestruturamos a empresa para uma vida de parceria com o cliente e só assim conseguir espaço nesse mercado feroz de hoje em dia.

Você faz diferente? Ou ainda tá fazendo as mesmas coisas que os outros para conseguir resultados excepcionais? Saia da sua zona de conforto e comece a falar mais com seu cliente. Entenda mais sobre essas duas estratégias que acabei de citar e prepare-se para se diferenciar do mercado atual.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: