Sep
18

O que é call center e contact center

por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: DDS
17 de setembro de 2014 - 18:10

O-que-e-call-center-e-contact-center-televendas-cobranca

Por: Felipe Rampinelli

Você já deve ter lido aqui no Blog da DDS sobre alguns assuntos e práticas avançadas para call centers e contact centers, mas para atender aos leitores que estão começando neste meio e gostariam entender melhor o tema, iremos detalhar o que é call center e  contact center e quais os seus benefícios deles para a sua empresa.

Vamos lá, o que é call center?

O call center é uma central, interna ou terceirizada, onde as ligações são recebidas e processadas, em alto volume. O call center tem funções ligadas à área de vendas, marketing, assistência e suporte técnico e atividades especializadas.

Resumidamente, se fosse definir o que é call center, eu diria que é um canal de relacionamento entre empresas e clientes.

O que é contact center? E qual a diferença entre call e contact center?

Contact center é um termo que foi criado recentemente para diferenciar as centrais de relacionamento que possuem formas de contato multimídia, isto é, através do telefone mas também por e-mail, chat, SMS e redes sociais. Enquanto, call center são denominadas as centrais que fazem contato apenas telefônico.

O contact center é reflexo dos avanços da tecnologia e da convergência de voz e dados permitida pela telefonia IP (veja aqui um post sobre telefonia IP). Esta convergência, tecnicamente, aumenta a produtividade dos agentes, pois o mesmo agente pode atender uma chamada telefônica e um chat, ou vários chats e e-mails simultaneamente.

É preciso sempre ficar atento quanto à qualidade do atendimento ao cliente, que é fundamental para a manutenção e fidelização dos seus clientes. Afinal de contas, não adianta ter agentes super produtivos, se não sua empresa não tiver clientes.

Do ponto de vista de marketing, a mudança de um call center para um contact center pode ser encarada como uma tentativa de diferenciação junto aos concorrentes do mercado e/ou aumentar o valor agregado da sua oferta.

Explicando melhor:

A mudança pode ter como finalidade a diferenciação quando, após a análise da concorrência, é detectado que o serviço de atendimento ao cliente por várias mídias não é oferecido no mercado, sendo assim um serviço diferencial da sua empresa.

O objetivo de agregar valor aos clientes ao oferecer o atendimento através de um contact center está relacionado a necessidades e/ou desejos dos clientes que não são atendidos pela sua marca. Por exemplo, diversos estudos indicam que com o avanço da tecnologia e a popularização dos smartphones, as pessoas preferem fazer contato com empresas por chat ou e-mail. Caso sua empresa tenha como um público-alvo pessoas que tem acesso a smartphones, a oferta de atendimento multimídia atende ao desejo deste grupo de pessoas na forma de relacionamento.

Sua empresa já oferece o atendimento ao cliente por várias mídias?

Hoje o mercado já possui tecnologias bastante acessíveis para oferecer este serviço e inclusive podem estas aplicações podem ser oferecidas como serviço, sem necessidade de aquisição de hardware e com alta flexibilidade para crescimento de acordo com a sua demanda.

Fonte: http://www.dds.com.br/blog/index.php/o-que-e-call-center-contact-center

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Acho que as empresas de Call Center, deveriam ser mais humanas e quentes, consequentemente venderiam muuuuuuuito mais, um exemplo: atendimento mecânico das empresas: Bom dia meu nome é Fulano de Tal, falo em nome da empresa Tom, esta ligação esta sendo gravada, poderia falar com o senhor Ciclano de Tal? acredito que essa abordagem aborrece o cliente.
    uma Abordagem mais amigável e quente, mudaria totalmente a forma com que a pessoa recebe a ligação, um exemplo disso, é o que usamos para vender Etanol, tudo por telefone, vejamos:
    Operador-Bom dia, quem??
    R: é João!
    operador- Oooo Seu João, tudo bem?? aqui é o Beltrano da Tom comé qui tá??
    R: bem!!
    operador- seu joão, essa ligação esta sendo gravada, beleza?? a qualquer momento o Sr pode estar solicitando esta gravação, certo??
    operador- como que esta a familia? tudo bem??
    R: tudo sim!
    operador- legal, temos um negocio irrecusável para o senhor…………….. segue a proposta

    Acredito que esta abordagem, traz o possível cliente para perto da empresa, e mais perto ainda do fechamento do negocio,ou o cliente a comprar de novo, e sempre, pois as pessoas gostam de comprar de quem é amigo, ou passa confiança.

    Fernando Ventorini em 18 de setembro de 2014 - 17:32

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: