Por: Priscilla Andrade Com o cenário de falta de recursos para empresas nascentes investirem em infraestrutura própria ou mesmo para empresas jovens profissionalizarem processos, entra em cena como alternativa a terceirização de serviços qualificados, também chamado de outsourcing Cuidados na hora de terceirizar um serviço O mercado de terceirização de contact center é um dos …
Uma mudança profunda está ocorrendo no comportamento dos consumidores brasileiros. É provocada por aspectos econômicos, como o surgimento de uma extensa classe média, recém-incorporada ao universo do consumo, mas com uma característica muito peculiar, que torna o cenário muito mais complexo: o acesso à tecnologia Por: Luiz Eduardo Baptista da Rocha Celulares, tablets e computadores …
Os gestores devem prestar, cada vez mais, atenção no serviço de atendimento ao cliente, principal canal de relacionamento com o cliente. Mas o relacionamento, que deveria ser saudável, é foco de críticas constantes por parte dos consumidores Por: Priscilla de Andrade Quando precisamos ligar para o SAC de alguma empresa já temos em mente que …
Por: Margareth Signorelli* Percebo que muitos coaches e orientadores de relacionamento sugerem que se faça uma lista das características da pessoa com quem queremos nos relacionar. Vou mais longe e pergunto: quem é você? Normalmente, as pessoas declinam suas profissões quando alguém as questiona: sou advogado, coach, médica. Não somos nossa profissão, sobrenome ou interesses. …
Escaldado do consumo excessivo dos últimos anos, o que levou à escala da inadimplência crescer no País, o brasileiro segurou mais a carteira. Pela primeira vez o principal destino da segunda parcela do 13° salário foi a poupança. É o que revela uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com o …
Sempre que a palavra LUCRO aparece dentro da Organização, a ideia é de comemoração. E na verdade, não deveria ser diferente. Se considerarmos os dicionários, definições não faltarão: Lucro é o retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa nos negócios. É a recompensa pelo risco que o investidor assume ao iniciar um empreendimento. …
Por: Lúcia Helena Magalhães Você, provavelmente, já se viu com algum problema em relação a um produto ou serviço e, certamente, encontrou dificuldades para solucioná-lo diretamente com a empresa. As reclamações registradas nos comentários do blog e do site Portal do Consumidor evidenciam que esse problema é recorrente na vida do cidadão brasileiro que, com …
Todos sabem e dizem que seus clientes são a “peça” mais importante da engrenagem de seus negócios, mas aí vem a pergunta: o varejo realmente conhece seu cliente? E se conhece, o que está fazendo para retê-lo? Por: Marcelo Murin Atualmente muito se fala sobre a relevância da “propriedade intelectual”, e acredito que podemos também …
Por: Carlos Carlucci* Em todo o mundo existem grandes centrais de atendimento ao consumidor. Índia, China, Espanha e Brasil apresentam diversas empresas que têm setores internos de contact center ou que terceirizam este serviço. Muito antes dos operadores com headset e computador, o contact center funcionava de modo praticamente artesanal. No entanto, é interessante perceber …
Por: João Alberto Costenaro Quando nas ruas surgem cartazes literalmente gritando contra a corrupção, achamos que os outros são corruptos demais. Nos sentimos traídos pelos políticos, irritados com tanta cara de pau. Em que medida somos culpados por essa bandalheira que vemos estampada nos meios de comunicação? Não acredito que a sociedade, como um todo, …