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01 de junho de 2016 - 18:03

Sera-que-nao-e-voce-o-causador-do-problema-por-carlos-pires-televendas-cobranca

Tenho acompanhado no decorrer dos anos, muitas pessoas reclamando de outras, mas em boa parte o causador do problema é o próprio reclamante.

Lendo o livro, O que Podemos Aprender com os Gansos, do autor Alexandre Rangel, me deparei com uma situação que explica exatamente esta situação: Ele diz que certa vez, em uma cidade do interior, um padeiro foi a delegacia para dar queixa do vendedor de queijos, que na alegação dele, o estava roubando, pois o vendia oitocentos gramas de queijo como se fosse um quilo.

Ao pegar o queijo e pesar, o delegado constatou que de fato o queijo pesava oitocentos gramas. Desta forma, mandou prender o vendedor de queijos por ter adulterado a balança.

Ao ser notificado da prisão, o vendedor de queijos disse ao delegado que não tinha em sua casa uma balança, sendo assim, todos os dias ele comprava dois pães de meio quilo cada, colocava os mesmos em um prato da balança na padaria, e o queijo em outro. Quando o fiel da balança se equilibrava, ele então sabia que tinha ali um quilo de queijo.

O delegado por sua vez, para tirar a prova, mandou comprar dois pães de meio quilo na padaria do acusador e constatou que eles não pesavam um quilo. Sendo assim, o delegado concluiu que quem estava fraudando o cliente, era a mesma pessoa que estava acusando o vendedor de queijos.

Quantas vezes não agimos da mesma forma? Reclamamos dos fornecedores sem perceber que o causador dos problemas somos nós, sendo assim, os problemas existentes nos produtos e/ou serviços foram causados por nós e não pelos fornecedores.

A qualidade dos produtos e/ou serviços depende diretamente da qualidade dos componentes destes produtos e/ou serviços. Se sua empresa não contratar e formar profissionais de qualidade, não vai adiantar reclamar dos clientes e nem do mercado. Se sua empresa não investir em treinamentos não vai poder reclamar do pouco conhecimento dos profissionais para manter e conquistar novos clientes.

Por isso, antes de reclamar das coisas e/ou das pessoas, analise se não é você quem é o causador do problema, pois ali estará também a solução.

Você costuma reclamar das coisas e/ou das pessoas, sem analisar se você é o causador deste problema? Você já foi considerado culpado e depois virou vítima de alguma situação, como ocorreu com o vendedor de queijos? Você tem ideia de quantas pessoas foram prejudicadas e injustiçadas pelo fato das pessoas não analisarem a fundo a situação?

Um grande abraço a todos!

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