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5 dicas para atender melhor o seu cliente

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Blog CRM Zen
20 de setembro de 2015 - 14:09

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Por: Pedro Kalil

Toda a empresa é criada com um objetivo maior: o lucro. Para que essa meta seja alcançada, é necessário dar atenção especial a principal fonte de renda da companhia, ou seja, o cliente. Afinal, sem o consumidor dos seus produtos e serviços, não há como obter o lucro desejado.

Além disso, em um mercado altamente competitivo, atender o cliente da melhor maneira possível é uma necessidade, pois a preferência do consumidor está nos detalhes que marcam o diferencial que a empresa oferece.

Por isso, veja a seguir 5 dicas para atender melhor o seu cliente.

Atendimento 24 horas

Os clientes sentem-se amparados quando sabem que a empresa esta disponível para atendê-la 24 horas. Mesmo que não haja necessidade, isso transmite segurança e passa maior credibilidade ao consumidor. Outro ponto positivo desse aspecto está em atender todos os tipos de clientes, pois, principalmente nas grandes cidades, as pessoas não têm tempo para entrar em contato no horário comercial. O único horário disponível é durante a noite ou madrugada. Para exemplificar essa necessidade, podemos citar o call center das agências de viagens e até mesmo o setor imobiliário, onde há corretores 24 horas.

Diversidade de contato

Para atender diferentes perfis de clientes é fundamental que haja diversas opções de contato. Restringir o atendimento em apenas 1 ou 2 formas traz prejuízos para a empresa, pois reduz o número de consumidores. Afinal, o cliente deseja que a empresa se adeque a ele e não o contrário.

Dessa forma, as empresas que desejam crescer no ramo de atuação devem ter no mínimo quatro formas de comunicação direta com o cliente. As maneiras tradicionais, como o atendimento presencial e por telefone, devem ser mantidas. Entretanto, com os novos métodos tecnológicos, a empresa deve se atualizar e promover a inserção da companhia no meio digital, disponibilizando e-mails e perfis em redes sociais para que o cliente possa entrar em contato a sua preferência.

Locomoção de um representante

De acordo com o perfil do consumidor, geralmente os “Clientes Vips”, é recomendável que a empresa tenha um representante comercial que irá até o cliente para manter o contato e solucionar todas as suas necessidades. As grandes companhias possuem uma equipe destinada justamente a essa tarefa, pois os clientes, que têm o direito a esse tratamento, são fundamentais para a empresa.

Apoio pós-venda

Atender bem o cliente, antes e durante a venda ou prestação de serviço, é comum. Não há nada de surpreendente, pelo contrário, caso isso não ocorra, o negócio não irá se concretizar. Entretanto, a empresa não precisa apenas de vender uma única vez, é importante fidelizar o cliente. Por isso, a melhor maneira de conseguir esse objetivo é prestar um ótimo auxílio pós-venda.

A empresa fechou o negócio com o consumidor, agora é o momento de entrar em contato para solicitar um feedback sobre todas as etapas do negócio desde a recepção até o pagamento. Além disso, as companhias se disponibilizam para auxiliar e sanar qualquer dúvida que exista no manuseio do produto. Logo, o cliente se sentirá amparado, mesmo que a concorrência ofereça alguma promoção, o cliente estará fidelizado.

Capacitação dos funcionários

Para atender os clientes da melhor maneira possível, é imprescindível que a empresa selecione funcionários capacitados para essa tarefa e forneça capacitação para exercer o trabalho. Para isso, é necessário que haja uma análise psicológica e um treinamento sobre o produto e o serviço oferecido pela empresa. Afinal, o atendimento é o cartão de visitas da empresa, podendo ser um ótimo diferencial frente à concorrência. Além disso, o atendimento dos clientes é a impressão do nome que a companhia constrói.

Logo, a empresa deve contratar pessoas calmas e preparadas para lidar com diferentes perfis de clientes que estão com problemas. Alguns irão gritar, falar mal, chorar. Mas o profissional deve agir conforme a empresa determina. Além disso, a pior resposta que um cliente pode ouvir é: “não sei”. Por isso, capacitar os funcionários é essencial.

Portanto, é necessário entender a importância do setor de atendimento ao cliente e investir cada vez mais, pois esse é um diferencial que a maioria dos clientes faz questão de observar e dá preferência e se fideliza a empresa que prestar melhor atendimento.

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