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Como entender o perfil do cliente dentro da loja – Parte I

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: E-commerce News
08 de setembro de 2015 - 18:08

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Por: Tiago Tartari

A partir de hoje inicio uma série de artigos com dicas para entender o perfil do cliente dentro de uma loja virtual. Como todo mundo sabe, compreender esse perfil é uma tarefa um pouco complicada, e justamente por isso usamos todos os recursos possíveis para capturar o máximo de informações dos clientes no momento em que eles visitam uma loja virtual. No artigo de hoje falaremos sobre a ferramenta “Heat Map”. Vocês já ouviram falar nela?

Heat Map significa “mapa de calor” em uma tradução literal. Em comércio online significa uma ferramenta que permite observar como os clientes se comportam em um determinando site, vendo onde eles estão clicando ou o que visualizam quando abrem a página. Ele pode ser usado tanto em landing pages de campanhas, como na home, em seções com detalhes de produto, categorias, e etc. Contudo, é importante destacar que quando utilizamos essa ferramenta estamos entendendo como os clientes navegam em seu site, descobrindo “o que” devemos mudar, e não “por quê”. Confira outros pontos que podem ser elucidados com a ajuda do Heat Map:

1º Descobrir onde os clientes mais clicam;

2º Entender porque eles têm clicado ali com frequência, pois se tanto interagem naquele ponto dever algo que os atraia ali;

3º Definir um projeto e iniciar mudanças testes A/B para ver o que tem mais convertido;

4º Constatar que um layout “visualmente bonitinho” nem sempre significa ótima conversão;

5º Perceber que sua plataforma deve permitir este tipo de mudança de maneira fácil e não traumática.

Como sempre falo, não existe receita de sucesso para uma loja virtual. Tudo é uma questão de entender seu público e compreender como eles interagem com a sua loja. Imagine uma mulher olhando um produto na vitrine de um shopping: você deve olhar nos olhos dela e perceber exatamente a direção que os leva.

O Google tem sua própria ferramenta, com essa finalidade, no Analytics, mas recentemente encontrei outra que andei testando e gostando, como Crazy Egg e Gazehawk.

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