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5 Estratégias de Relacionamento com o Cliente

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Segs
27 de março de 2016 - 14:04

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A boa relação da empresa com o seu consumidor é fundamental para conquistar a sua fidelidade. Hoje, o cliente exige muito mais do que um produto de qualidade, e as empresas devem estar prontas para atendê-lo

Muito mais é preciso para conquistar o cliente hoje em dia e é necessário sempre estar preparado para atendê-lo em todas as suas exigências. Pesquisas recentes mostram que as marcas com maior fidelidade se destacam das inferiores devido ao desempenho do produto que oferecem e também pela experiência e confiança que mantêm nas relações com os seus clientes. Por isso, não basta somente a boa qualidade do material vendido. Em entrevista recente, Johann Wrede, diretor global sênior de soluções de marketing e engajamento com consumidores da SAP, relatou que cinco são as necessárias para favorecer a relação com o cliente. José Borghi, CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe, comenta notícia.

Em primeiro lugar, é fundamental que se solucione a queixa do cliente quando ele procura a empresa. É comum que os sistemas de atendimento sejam muito falhos, com profissionais mal preparados e desinformados, que acabam por não resolver qualquer problema e apenas irritam o comprador. É importante que o cliente se sinta amparado, não somente após a compra, mas também antes de adquirir a mercadoria, informa o executivo da antiga Borghi Lowe. Para isso, outro ponto citado por Johann Wrede deve ser observado e é preciso que os múltiplos setores da empresa estejam integrados. Assim, será possível que o profissional em contado com o cliente possa, por exemplo, ter conhecimento sobre um atraso na entrega de uma mercadoria.

Os cartões de fidelidade também são bons para conquistar o consumidor, de acordo com Johann Wrade. Uma estratégia antiga que apresenta bons resultados, porém é necessário que seja renovada. Normalmente, são premiados somente os clientes que realizam grandes compras, sendo que a maior parte fica esquecida. Assim, a estratégia deve abranger também esses compradores, informa o empresário da antiga Borghi Lowe. Os cartões também servem para a coleta de dados e para traçar o perfil do consumidor. Outro ponto citado foi a importância das propagandas direcionadas, para aumentar sua eficácia.

O cliente deseja plataformas virtuais que sejam mais práticas e simples. Última estratégia indicada por Wrade, essa exigência se insere no contesto atual em que as empresas competem pela tecnologia. A forma que o serviço é oferecido e como o cliente se sente durante a compra fazem toda a diferença quanto à fidelidade do comprador, noticia José Borghi, executivo da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe. Por isso, é essencial realizar investimentos em novas tecnologias.

Em entrevista à Adverting Age, Johann Wrade disse o que é preciso para conseguir a fidelidade dos clientes. Ainda que a qualidade do produto seja fundamental para isso, também se deve ter uma atitude pró-ativa frente às queixas do cliente, mantendo a integração da empresa para que seja possível atendê-lo prontamente. Apesar de antigos, os cartões de fidelidade são bastante efetivos e também úteis para adquirir dados sobre os compradores. A partir disso, propagandas melhores e mais direcionadas podem ser feitas. Sempre manter a qualidade da plataforma virtual é uma ótima ideia para manter o comprador confortável, informa José Borghi, CEO da Mullen Lowe, antiga Borghi Lowe.

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