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Atendimento com carinho. É posssível?

por: Angelica Balthasar
em: Qualidade
fonte: Ambiente Externo
08 de agosto de 2012 - 0:01 - atualizado às 0:08

Atendimento-com-carinho-televendas-cobranca

Por Alessandro Baitello

Depois de sair de um hotel em Brasília pude perceber algo que vai além de um simples bom atendimento. Tenho insistido em minhas palestras para empreendedores, que o bom atendimento está longe do ótimo. Aliás, isso deve ser colocado como regra em todos os setores e empresas. O atendimento, desde a reserva, até o fechamento da conta neste hotel de Brasília foi simplesmente espetacular. Não tenho medo, nesse caso, de exagerar, foi realmente acima do ótimo. Qual o segredo do hotel? Atender a todos com cortesia, resolver o problema do cliente, ajudar no que for necessário? Ou todos aqueles clichês que já conhecemos? Nada disso, ou melhor, tudo disso mas com um diferencial- atendimento humanizado. Isso mesmo. Eu estava num hotel quatro estrelas, sendo tratado como se estivesse em casa. Sabe aquela coisa de mãe quando o filho que já não mora com ela resolve passar um fim de semana lá? Isso, a humanização, o acolhimento, o carinho… misturados ao profissionalismo me encataram de tal forma que sempre que estiver em Brasília me hospedarei lá.

Queridos empreendedores, mais que números, lucros e balanços, uma empresa é feita de seres humanos e esses clientes que não são do planeta Marte querem a cortesia e um atendimento assim. As empresas que terão maiores lucros nos próximos anos não serão as dos ótimos serviços, mas sim dos ótimos serviços humanizados.

O capitalismo pode ser aliado ao “carinho”. Lucros? São ótimos, mas o verdadeiro lucro de uma empresa é marcar seus clientes com “ternura”. Já dizia o sábio ” Todos nós queremos nos sentir importantes”. Queremos ou não? Claro, mas sentir-se importante através de um serviço mecânico onde até o bom dia foi ensaiado é o mesmo que ser enganado.

Empreendedores de agora e do futuro, pensem no assunto. Ah, mas é pra pensar com carinho hein!!!

“As empresas de sucesso do futuro serão aquelas que além de sustentáveis terão “humanos” ao seu comando”.

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Comentários (2)
  1. Parabens pela materia, é muito sabio conquistar nosso cliente nos pequenos detalhes, que fazem um diferencial emorme no fechamento do negócio e além de tudo trazendo fidelidade e indicação de nosso cliente, e todos só tem a ganhar!!!!

    Elisangela Izabel em 28 de maio de 2013 - 17:49
  2. Excelente Alessandro. É exatamente isso que eu ando procurando com uma lanterna. Dificil de achar. Quando acontece nos sentimos em Marte, não é. Eu sou da área e devo iniciar uma campanha para a criação de um Instituto do tipo Ethos voltado para o Atendimento ao Cliente e principalmente à Ética. Fui o fundador da ABT, agora com 25 anos. No entanto, ela já cumpriu o seu papel e não tem bala para influir no mercado de forma poderosa. Fique por perto.

    Mário Sérgio de Camargo em 08 de agosto de 2012 - 15:33

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