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Clínicas de baixo custo avançam no atendimento

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Valor Econômico
08 de junho de 2015 - 18:05

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Por: Jane Soares

No Brasil, aproximadamente 150 milhões de pessoas dependem unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS). A situação é dramática: a saúde é vista como o principal problema do país por 58% da população, como mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, divulgada no ano passado. A situação que se arrasta inalterada há décadas é vista como uma grande oportunidade por empresários que criaram redes de atendimento médico de baixo custo, de olho na demanda de brasileiros que não têm plano de saúde.

Com quatro unidades em São Paulo e uma em São Bernardo do Campo, na região do ABCD paulista, a rede de atendimento Dr. Consulta realiza cerca de 20 mil atendimentos por mês e está prestes a atuar em três novos endereços. No Paraná, o sucesso de uma clínica médica criada no município de Colombo, em 2006, deu origem à rede de franquia Acesso Saúde, hoje com três unidades próprias e sete franqueadas no Estado. Outras sete novas franquias devem entrar em operação ainda neste ano em Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília. Em nove anos de atividade, foram realizadas 300 mil consultas e 600 mil exames.

Embora com atuação e modelos de negócios distintos, as duas redes de atendimento têm em comum o fato de oferecerem consultas e exames em diversas especialidades, a preços populares. Na Dr. Consulta, os exames ficam de 25% a 50% mais em conta do que os custos praticados pela concorrência e as consultas custam entre R$ 90 e R$ 120, dependendo da especialidade. Na Acesso Saúde, os preços variam de acordo com a localidade – em Curitiba e Região Metropolitana custam R$ 68, enquanto os exames são entre 30% e 80% mais baratos. Além disso, as duas empresas estão fortemente alicerçadas na tecnologia, uma forma de agilizar e garantir a qualidade do atendimento, reduzir custos e facilitar o trabalho dos médicos, entre outros objetivos.

No ano passado, a Dr. Consulta investiu 30% do seu faturamento em tecnologia. O aumento da despesa coincidiu com a chegada de Gaston Perez, diretor de tecnologia, e uma missão desafiadora: preparar a empresa para um crescimento acelerado nos próximos cinco anos. Sem revelar números, o executivo diz que a intenção é estar presente em todos os bairros populares de São Paulo, onde é grande a demanda por serviços médicos.

Com uma experiência de 12 anos na área de gestão de empresas médicas, Perez e uma equipe de 18 pessoas, desenvolveram o atual programa usado pela Dr. Consulta. “A tecnologia tem a função de facilitar todos os processos da rede. A ideia é usar a inteligência disponível em todos os canais para agilizar e humanizar o atendimento”, explica o executivo. As consultas, por exemplo, podem ser marcadas rapidamente por telefone fixo, celular ou internet e, na maioria dos casos, são agendadas para no máximo de 48 horas.

A vida dos profissionais de saúde também é facilitada. “O prontuário médico dos pacientes pode ser acessado pelos médicos de qualquer unidade e a qualquer hora. Ele tem acesso a informações como resultados dos exames feitos e medicamentos prescritos”, explica Tatiana Franco Hirakawa, diretora médica da rede. A tecnologia também permite acompanhar tudo o que acontece em cada unidade, como a necessidade de abrir nova agenda para uma das especialidades. Perez garante que todos os equipamentos para a realização dos exames são de última geração – 90% deles são realizados na própria rede. “A Dr. Consulta não gasta em luxo. Investe em tecnologia”, afirma o executivo.

O programa usado pela Acesso Saúde foi desenvolvido pela Javé Nessí Informática, especializada no atendimento de operadoras e planos de saúde. “A tecnologia foi criada há três anos, quando a empresa se transformou em franquia”, diz Antônio Carlos Brasil, diretor executivo. Na época, o investimento foi de R$ 95 mil. Hoje, a Acesso Saúde investe anualmente 5% de seu faturamento na área, principalmente no desenvolvimento de novas ferramentas para a web. “O sistema integrado de agendamento é o coração da Acesso Saúde e as sugestões pertinentes são sempre acatadas”, comenta o franqueado Roniel Aubert Rupp, que opera a franquia de Cascavel (PR) há dois anos.

O programa criado para a Acesso Saúde também trabalha com prontuários digitais, sistema de avaliação dos serviços médicos prestados e oferece toda a parte de gestão financeira e contábil tanto das franquias quanto da franqueadora.

“Estamos preparados para suportar o crescimento da rede e nos transformar em referência no atendimento humanizado”, diz Brasil, que tem a expectativa de chegar a 2017 com 25 unidades. Em relação ao impacto causado pelas redes de atendimento de baixo custo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) diz “estar em fase de coleta de informações sobre o tema, para só depois se posicionar oficialmente”.

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Comentários (2)
  1. Peço mais informações.

    João Augusto Pestana em 07 de agosto de 2015 - 10:32
  2. Boa tarde

    Somos uma empresa de impacto social que propõe a ajudar a população brasileira a encontrar, de forma simples e rápida, os recursos disponíveis no SUS e redes de baixo custo em todo o Brasil.

    Estamos montando uma rede de atendimento com preços populares para disponibilizar em nosso site. Solicitamos que nos enviem os valores dos serviços e, sempre que possível, nos enviem informações atualizadas no email rede@sautil.com.br.

    Acesse nosso site e conheça nosso serviço: http://www.sautil.com.br

    Estamos à disposição para mais informações.
    Atenciosamente,

    Andrea Attanasio

    Tel.: (11) 4562-6012
    Cel.: (11) 98181-2341

    rosemiranda em 29 de julho de 2015 - 17:06

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