Jul
26

Como fazer uma pesquisa de satisfação sem gastar nada

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Tribuna da Bahia
25 de julho de 2016 - 18:08

Como-fazer-uma-pesquisa-de-satisfacao-sem-gastar-nada-televendas-cobranca

Templum Consultoria fornece dicas de como desenvolver questionários usando apenas o Gmai

Não é de hoje que as empresas querem saber como está sua reputação com os clientes e colaboradores. A pesquisa de satisfação serve para a organização medir suas ações como promoções, e-mail marketing, palestras, eventos, etc.

Uma maneira fácil, rápida e barata para desenvolver a pesquisa é usar o Gmail. “ Se você tem essa ferramenta de e-mail, já tem tudo que você precisa para fazer o questionário. É só usar o formulário do drive”, explica o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.

Após criar o formulário, faça o título. O próximo passo é preencher o campo de descrição da sua pesquisa e inserir as perguntas. “A pesquisa de satisfação é necessária e importante para a empresa melhorar as estratégias e alinhar as expectativas perante ações já desenvolvidas”, destaca Tocha.

A ferramenta do Google oferece várias opções, por exemplo: campo de texto ou campo de texto ampliado, múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala, grade, data e horário. Escolha o tipo que melhor se adequa ao que você pretende saber de seus clientes.

Marque as perguntas importantes como obrigatórias. Assim, a ferramenta não permite o envio sem que as perguntas sejam respondidas.

“Lembre-se de preencher as informações da página que será exibida após o cliente responder a pesquisa e clique em enviar formulário, para salvar a pesquisa”, ensina o executivo.

“Antes de enviar a pesquisa teste para ver se funciona conforme o planejado e envie o questionário aos clientes. Para isso, pegue o link em enviar formulário”.

A pesquisa de satisfação serve para ajudar a entender o que o público-alvo deseja para considerar-se satisfeito. Portanto, formule perguntas que alavanquem mudanças e esteja aberto para tomar ações, independente do resultado obtido.

“Criar uma pesquisa de satisfação ajuda a ver o negócio com os olhos do cliente, mas não resolve todos os problemas. Para atender clientes com excelência eu sugiro que você considere a implementação de um sistema de gestão da qualidade. E se você acha que ISO 9001 é só para grandes empresas, você está perdendo dinheiro e não sabe”, avalia.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: