Templum Consultoria fornece dicas de como desenvolver questionários usando apenas o Gmai
Não é de hoje que as empresas querem saber como está sua reputação com os clientes e colaboradores. A pesquisa de satisfação serve para a organização medir suas ações como promoções, e-mail marketing, palestras, eventos, etc.
Uma maneira fácil, rápida e barata para desenvolver a pesquisa é usar o Gmail. “ Se você tem essa ferramenta de e-mail, já tem tudo que você precisa para fazer o questionário. É só usar o formulário do drive”, explica o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.
Após criar o formulário, faça o título. O próximo passo é preencher o campo de descrição da sua pesquisa e inserir as perguntas. “A pesquisa de satisfação é necessária e importante para a empresa melhorar as estratégias e alinhar as expectativas perante ações já desenvolvidas”, destaca Tocha.
A ferramenta do Google oferece várias opções, por exemplo: campo de texto ou campo de texto ampliado, múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala, grade, data e horário. Escolha o tipo que melhor se adequa ao que você pretende saber de seus clientes.
Marque as perguntas importantes como obrigatórias. Assim, a ferramenta não permite o envio sem que as perguntas sejam respondidas.
“Lembre-se de preencher as informações da página que será exibida após o cliente responder a pesquisa e clique em enviar formulário, para salvar a pesquisa”, ensina o executivo.
“Antes de enviar a pesquisa teste para ver se funciona conforme o planejado e envie o questionário aos clientes. Para isso, pegue o link em enviar formulário”.
A pesquisa de satisfação serve para ajudar a entender o que o público-alvo deseja para considerar-se satisfeito. Portanto, formule perguntas que alavanquem mudanças e esteja aberto para tomar ações, independente do resultado obtido.
“Criar uma pesquisa de satisfação ajuda a ver o negócio com os olhos do cliente, mas não resolve todos os problemas. Para atender clientes com excelência eu sugiro que você considere a implementação de um sistema de gestão da qualidade. E se você acha que ISO 9001 é só para grandes empresas, você está perdendo dinheiro e não sabe”, avalia.
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