Oct
30

Dez dicas para obter 100% de satisfação do cliente

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Hytrade
29 de outubro de 2014 - 18:04

Dez-dicas-para-obter-100-de-satisfacao-do-cliente-televendas-cobranca

Por: Jeff Frank

Como um fabricante de mobília e varejista de e-commerce em High Point, North Carolina (Estados Unidos), Simplicity Sofas é uma empresa especializada em móveis para pequenos espaços. E depois de seis anos no mercado e 4 milhões de dólares americanos (aproximadamente 9,5 milhões de reais) em vendas, nunca teve uma avaliação negativa (veja centenas de depoimentos aqui).

Mas, você não consegue chegar a esse ponto sem ir acima e além da expectativa para surpreender os seus clientes.

A seguir, estão dez dicas para obter 100% de satisfação do cliente:

1. A velocidade é crítica. Os clientes esperam uma resposta em 24 horas. Eles ficam encantados com uma resposta em 6 horas e surpresos quando a resposta vem depois de uma hora. Quanto mais rapidamente você responder aos seus clientes, fica mais fácil fechar a venda ou resolver um problema. Deixar de responder uma ligação telefônica ou um e-mail é indesculpável.

2. Se você não puder responder imediatamente, informe rapidamente o cliente que você está trabalhando na resposta à pergunta dele e fará contato assim que possível (logo). E cumpra a sua promessa!

3. Quando responder a uma queixa de um cliente, comece sempre garantindo que você resolverá o problema. Isto imediatamente suaviza a agressividade, além de evitar confusão e caras confrontações.

4. Sempre ofereça alternativas (opções) ao cliente. Isto é particularmente importante ao resolver situações problemáticas. Se você oferecer ao cliente três ou mais possíveis soluções, ele sentir-se-á incluído na solução do problema. Você também irá verificar que, frequentemente, a solução escolhida pelo cliente é mais barata que a que você pensou que seria exigida.

5. Nunca responda uma pergunta dizendo ao cliente que alguma coisa é “política da empresa”. Todas as respostas precisam ser lógicas para você e para o cliente. Se você não for capaz de explicar razoavelmente a política da empresa, você precisa se informar melhor, ou a política da empresa precisa ser mudada.

6. O objetivo da solução do problema não é “satisfazer” o cliente, mas surpreendê-lo indo acima e além da expectativa dele.

7. Erros e problemas sempre resultam em oportunidades para criar clientes leais por muito tempo, excedendo as suas expectativas.

8. Transformar um cliente “bravo” num advogado entusiasta sempre compensa o custo.

9. O ressentimento de um cliente incomodado ou frustrado pode ser transformado em gratidão e em lealdade duradoura através de uma pequena oferta de compensação, especialmente quando o cliente percebe que as circunstâncias estavam além do seu controle.

10. Um funcionário infeliz não pode criar clientes encantados e satisfeitos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito boa! Parabéns!!!!!

    rufer em 20 de agosto de 2015 - 09:50

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: