May
09

Dicas para um excelente atendimento pelo telefone

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: CRM Zen
08 de maio de 2016 - 14:09

Dicas-para-um-excelente-atendimento-pelo-telefone-televendas-cobranca

Por: Jorge Eduardo

Paraque você possa fidelizar seus clientes, também pelo telefone, irá precisar seguir algumas regras e padrões para que sua empresa possa se destacar e aumentar as vendas por esse canal muito importante.

No Brasil se você seguir o manual do bom atendimento estará muito à frente de várias empresas que usam esse canal, pois muitas fazem o atendimento telefônico (Call Center) mal feito.

Farei um artigo duplo com dicas para sua equipe e dicas sobre como tratar o cliente de maneira correta.

Hoje falaremos sobre a equipe:

1- Defina metas claras

Criar indicadores de resultado é importante para que possa desafiar sua equipe. Equipes de atendimento e vendas precisam contar com pessoas competitivas, arrojadas e que gostam de desafios.

Para se criar esse ambiente, indicadores são necessários e precisam ser possíveis de ser atingidos.

2- Meça os resultados

Depois do ambiente competitivo criado e das metas claras e aceitas pela equipe, você precisa apresentar as formas de medir o resultado. É importante deixar claro todas as formas de medir os indicadores e como elas são ranqueadas.

3- Aplicar o Feedback

O gestor responsável por sua equipe deve estar atento a tudo que está acontecendo no ambiente de trabalho. Conflitos internos, quebra de metas, problemas individuais, erros, acertos… Tudo isso deve ser observado e estruturado para que possa sempre trazer feedbacks que gerem valor para o funcionário.

Feedbacks sem fundamentos não levam a nada, por isso siga os passos corretos para passar um feedback. Observar, Refletir, Estruturar e passar o feedback.

4- Capacitação dos funcionários

É muito importante para qualquer negócio que você capacite seus funcionários. No Call Center a capacitação deve ser obrigatória, pois a relação com o cliente é tão intensa quanto a pessoal, mas temos o problema de ruído com a falta de contato visual.

Sua empresa pode investir em empresas de treinamento, cursos, aulas gravadas online ou em DVD, livros… O importante é sua empresa disponibilizar conteúdo para municiar seus funcionários de conhecimento para serem usados no atendimento.

Como o mundo do relacionamento com o cliente é muito intenso, recomendo que foque bastante em treinamento de vendas e atendimento. Contudo os métodos e processos de trabalho não podem ser esquecidos, novos sistemas também devem ser incluídos no processo de relacionamento visando melhores resultados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: