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Grupos se comprometem a melhorar atendimento

por: Afonso Bazolli
em: Qualidade
fonte: Valor Econômico
09 de abril de 2013 - 0:12

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Por: Cibelle Bouças

A insatisfação de consumidores com serviços prestados por bancos, operadoras de telecomunicações, sites de comércio eletrônico e outras companhias já motivou milhares de ações na Justiça e levou o governo federal a lançar, em março, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania. O projeto estabelece medidas para garantir os direitos dos consumidores, reduzir irregularidades e fortalecer os Procons.

Entre as companhias, também há insatisfação. “Não se pode pensar que as empresas cometem erros com o objetivo de lesar o consumidor. A meta é atingir a perfeição, mas falhas acabam ocorrendo”, disse Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, operadora de TV por assinatura via satélite.

A Sky foi uma das companhias citadas no ranking do Procon-SP de líderes em reclamações de consumidores em 2012. A companhia ocupou a 31ª colocação, com 208 queixas. No ano anterior, era a 76ª colocada. Baptista disse que a Sky, como outras empresas, sofre as “dores do crescimento”. A companhia cresceu 30% ao ano nos últimos três anos e, de acordo com Baptista, os clientes mais recentes têm demandas novas, o que gera reclamações e necessidade de adaptação dos serviços oferecidos. “Existem desafios no processo de crescimento, mas entre o ideal e o possível há espaço para amadurecimento de todos os atores, com ganhos para o consumidor”, disse o executivo.

A Sky está entre as companhias que assinam, hoje, um compromisso público para melhorar a qualidade do atendimento aos consumidores. Também vão assinar compromissos representantes da Algar Telecom, Claro, Camargo Corrêa, Comgás, Serasa Experian, Máquina de Vendas, Nova Pontocom, Caixa Econômica Federal, do Bradesco, Santander, Itaú, Walmart e Pão de Açúcar.

O compromisso público para a realização de ações de curto prazo foi discutido ao longo do ano passado entre companhias, Procons e a Associação Brasileira de Relações Empresa-Cliente (Abrarec), disse Roberto Meir, presidente do conselho da Abrarec. “A meta com essa ação é mostrar que companhias representativas de todos os setores estão dispostas a implementar ações para reduzir as reclamações e multas devido à qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Entre as metas estipuladas pelas companhias estão a melhoria dos canais de comunicação com consumidores, a divulgação de propagandas com informações mais claras sobre serviços e produtos e a redução do prazo para solucionar problemas que motivaram queixas de consumidores.

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