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Miopia em Foco ou Foco para evitar a Miopia?

por: Fernando Serson
em: Qualidade
fonte: Redação
09 de outubro de 2012 - 0:08 - atualizado às 0:46

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Conhecido termo de um problema oftalmológico, simplificadamente podemos entender a miopia como sendo a “visão curta” das pessoas. Para sanar esse problema, no mais das vezes ou elas adotam uma solução radical – cirurgia ou então uso de instrumento para mitigar os efeitos do problema como óculos e lentes de contato. Agora, o que fazer se o problema da miopia está na gestão de uma empresa e na visão ou falta dela por parte dos gestores?

Muito se comenta e se argumenta que o cliente é o “rei” que ele sempre tem razão e que todos na empresa estão imbuídos, são treinados e cooptados para se esforçar e oferecer o melhor atendimento possível (melhor experiência, talvez) ao cliente. No mundo imaginário da gestão isso seria a realidade. No entanto, não é o que costumamos observar. Primeiramente é fato e como tal deve ser reconhecido não é sempre que o cliente tem razão. Agora, independente desse aspecto onde está o foco do gestor que após o cliente aderir, contratar, adquiri ou pagar por um determinado produto ou serviço, esse deva ser tratado como um incômodo para a empresa.

De forma análoga à pergunta feita na coluna do mês passado (Alguém tem ou continua tendo saco para o Sac) quem de nós já não teve uma sensação grande de decepção quando num eventual contato pós compra com alguma empresa foi ou se sentiu tratado como cidadão de segunda classe ou categoria?

Assim voltando à questão do problema de visão, nos perguntamos será que o gestor tem o foco ou entende o Atendimento como atividade chave de sucesso do seu negócio? Qualquer que seja o seu ramo de atividade? Não deveria esse pelo menos se atentar para essa questão, uma vez que muito dinheiro, tempo de profissionais e recursos são investidos para se conquistar um dado cliente mas uma vez esse conquistado, é praticamente considerado descartável?

Senhores gestores, executivos e empresários! Está na hora – ou mesmo já passou dela – de começar a se preocupar com o quê de fato é relevante e um desses fatores é o Atendimento.

Pensem e reflitam sobre isso…..Voltamos no mês que vem…

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