Oct
13
12 de outubro de 2014 - 14:08 - atualizado às 16:39

Orgaos-publicos-dispoem-de-plataforma-para-atendimento-a-deficientes-auditivos-televendas-cobranca

Total IP possui tecnologia para facilitar a comunicação entre surdo, atendente e intérprete

No dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Deficiente Auditivo foi celebrado. Segundo o Censo 2010, dos cerca de 45,6 milhões de deficientes no país, quase 10 milhões pertencem a esse grupo.  Um dos maiores obstáculos para promover a sua inclusão social é a comunicação em sociedade. Porém, desde abril deste ano, um sistema eficaz vem mudando essa realidade para melhor.

Como um surdo consegue buscar informações em um aeroporto? Ou tirar uma carteira de trabalho? A resposta está no iCom, um terminal de comunicação destinado ao seu atendimento. Já implantado em mais de 120 pontos em São Paulo, seu funcionamento é simples: quando um deficiente auditivo necessitar de algum serviço, o terminal é acionado.

“Ele é um canal responsável por realizar a conexão com uma central de libras. Lá, nós temos intérpretes fazendo a tradução da mensagem entre o surdo e o funcionário do estabelecimento na língua de sinais”, explica o presidente da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais – AME, José de Araújo Neto.

Na prática, o diálogo é realizado por meio de uma chamada de vídeo para o contact center da AME, permitida pelo software da Total IP. O atendente do local passa as informações ao tradutor pela webcam para tirar um documento, por exemplo. Ele então retransmite a mensagem, por meio da linguagem de sinais, para o deficiente auditivo. O caminho pode funcionar de maneira inversa também.

“Ao invés de criar um terminal de atendimento para atingir uma parcela da população, essa tecnologia possibilita o acesso a todos. É um serviço extremamente importante para qualquer sociedade moderna. A Total IP está muito feliz em fazer parte deste marco histórico em nosso país”, finaliza Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: