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09 de setembro de 2015 - 18:10

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Grande parte dos negócios bem sucedidos de hoje são frutos de um bom relacionamento com seu público. Mais do que oferecer um produto ou serviço, atualmente as empresas precisam contar com um atendimento ao cliente que seja muito eficiente para alcançar os melhores resultados e ter um ótimo ROI (que significa Retorno Sobre Investimento, a sigla vem do inglês Return Over Investment). Confira como um ótimo atendimento pode influenciar diretamente no ROI da sua companhia.

Clientes felizes sempre retornam

É grande a quantidade de novos consumidores que passam a fazer parte da carteira da sua empresa graças à indicação de clientes satisfeitos.  Manter seus consumidores felizes é uma atitude que traz inúmeros benefícios para sua companhia, sendo um deles, receber indicações de seus clientes.

O resultado é o retorno do investimento para sua companhia. Logo, ter uma estratégia eficaz de relacionamento com o cliente ajuda a construir fidelidade à marca e melhora a reputação da sua empresa.

Funcionários bem treinados são a melhor representação da marca

Verdade seja dita: a maioria das opiniões de clientes será formada após o contato que eles tiverem com a sua linha de frente. Por isso, para atingir os melhores resultados, é essencial se certificar de que a sua equipe esteja bem treinada (entenda bem sobre o produto ou serviço comercializado) e que também tenha bastante experiência no atendimento ao cliente.

Tenha em mente que, por mais que treinamentos sejam um investimento a mais, eles são um passo importante para fortalecer os laços com seus consumidores. Educar os seus funcionários é a maneira mais efetiva de garantir um melhor atendimento ao público e proteger a reputação da sua empresa.

Informação é poder

Documentar todos os dados pessoais dos clientes como nome, data de aniversário, ú   ltimas compras, gostos pessoais, entre outras informações, faz toda a diferença no relacionamento com o seu cliente. Dessa forma, você cria intimidade e pode, por exemplo, enviar cartões ou algum brinde no aniversário dos seus clientes mais importantes.

Essas ações não apenas promoverão sua marca, mas também tornarão cada comprador mais próximo, levando-os a interagir com o sua empresa novamente – o que interfere diretamente no número de vendas.

Coletar informações pessoais é fundamental também para você entender o perfil da sua clientela e aprimorar produtos e serviços baseado nestas informações. Os resultados, acredite, aparecerão e farão muita diferença.

Diferencie-se da concorrência

Ao oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes, você ficará um passo à frente da concorrência. Sendo assim, pesquise maneiras de mudar sua forma de comercializar e tente oferecer novos canais de atendimento. É importante que você também converse com o seu cliente para saber como ele pode se sentir ainda mais à vontade com sua empresa.

Mostre o que você tem a oferecer

Fortaleça a reputação da sua empresa lembrando sempre ao cliente aquilo que você tem a oferecer. Um dos melhores canais de relacionamento é via e-mail marketing. Por que não enviar uma newsletter com produtos em promoção, lançamentos e novos serviços oferecidos pela sua empresa?

O e-mail marketing também é uma ação que não custa muito, mas auxilia a manter sua empresa sempre na mente do cliente, além de construir confiança na sua expertise e auxiliar na retenção dos consumidores.

Você ainda pode contar com o efeito viral para aumentar o ROI da sua empresa: contatos e clientes que considerem o conteúdo do seu e-mail interessante vão compartilhar a mensagem com outras pessoas, o que pode se converter em futuras vendas. Lembre-se: o cliente é o seu bem mais precioso e, por isso, você deve cuidar bem dele com um atendimento super eficiente.

Se você ainda tem dúvidas sobre o atendimento, deixe-as nos comentários e lhe ajudaremos!

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