Por: Tatiane Bortolozi
Os brasileiros usam o Twitter como uma forma de expressão própria e tendem a interagir e consumir menos por meio da plataforma que em outros países, afirma Michalis Rossides, engenheiro de software do microblog, em fase de transição para tornar-se uma empresa de comércio na internet.
Os picos de interação no Brasil ocorrem nas refeições: café da manhã, almoço e jantar. Em outros países, os usuários costumam se manifestar também em momentos de descanso do trabalho, quando há tempo livre.
É difícil influenciar a mudança do padrão de consumo brasileiro na plataforma, mas o Twitter pode ser uma ferramenta interessante no nível de suporte ao consumidor, diz Rossides. As marcas podem personalizar ofertas ou fazer comentários para criar uma relação mais pessoal. “Não significa apenas dizer ‘Oi’, mas interagir de forma a tornar a empresa mais aparente, ir direto ao ponto, incentivar transações comerciais”, afirma o engenheiro de software.
O Twitter está em uma transição de microblog para plataforma de comércio eletrônico, e recentemente adicionou botões para que usuários possam fazer compras.
Os brasileiros seguem suas marcas preferidas principalmente como forma de demonstrar apreço. Para as empresas, é preciso entender o consumidor e aumentar o engajamento, para que a comunicação seja mais eficiente e atinja mais pessoas, segundo Rossides. Ele falou na semana passada a empreendedores brasileiros. A missão comercial foi organizada pela MidStage Ventures, incubadora brasileira de startups, com sede em Vitória (ES) e filial em Los Angeles. A ideia era conhecer o ambiente de negócios em Los Angeles.
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