Mar
18

Como construir uma imagem positiva nas redes sociais

por: Afonso Bazolli
fonte: B2B Magazine
17 de março de 2015 - 18:07

Como-construir-uma-imagem-positiva-nas-redes-sociais-televendas-cobranca

Por: Juliana Jadon

Ofertar um produto ou conversar com um cliente ou potencial consumidor nas redes sociais é um desafio em que muitas empresas ainda engatinham para alcançar resultados positivos. Mas não para a Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico criada a partir do Grupo Pão de Açúcar e do Ponto Frio.

Quem interage com os internautas é o pinguim, personagem que representa o Ponto Frio nas redes sociais desde 2008 e faz sucesso na rede, de acordo com Vicente Rezende, diretor de marketing, mobilidade e multicanalidade da Nova Pontocom.  “As pessoas esperam ter com empresas e marcas uma relação de proximidade nas redes sociais, assim como tem com os amigos e pessoas com quem compartilham informações na web. É essa relação que o pinguim busca conquistar”, diz.

Ao longo dos anos essa figura foi aperfeiçoada e passou a ser mais bem humorada para estabelecer diálogo com os clientes e criar promoções relevantes de acordo com os perfis de consumidores.  Exemplo disso, no aniversário de uma cliente a equipe que representa o pinguim mandou um link com uma imagem de bolo e sugestões de presente para ela. Em outra ação, um consumidor pediu uma oferta de liquidificador em formato de rima. Isso gerou 63 interações com ele no mesmo modelo. “Isso é atendimento ao cliente e construção de marca simultâneos, sendo que todos que entraram na nossa página na rede conferiram essa interação e puderam comentar”, conta Rezende.

Para reforçar a imagem da marca e fortalecer relações com o mercado, a Nova Pontocom também realiza parcerias na divulgação de conteúdo. O McDonald’s, por exemplo, oferece um lanche McFish (de peixe) na hora do almoço para o pinguim.

Com a meta de atrair os consumidor por meio de descontos, a companhia criou a ferramenta Economizator, onde o cliente pode ter até 30% de desconto em alguns produtos adequados ao seu perfil. Mas oferecer preço baixo não é o foco das iniciativas da companhia na web. “Vemos que o cliente está disposto a pagar mais caro porque é amigo do pinguim, assim como faria com seus amigos. É essa a proximidade e a credibilidade que buscamos”.

Para a Nova Pontocom as interações nas redes sociais são um caminho são sem volta e que será aprimorado cada vez mais. “As redes sociais representam um canal importante de relacionamento com o consumidor, que quando está online quer tempo real nas repostas e soluções. Temos, dessa maneira, que aprender a se relacionar com ele. Quem fizer bem esse trabalho terá bons resultados”, sugere German Quiroga, presidente da Nova Pontocom.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: