Nov
12

O que podemos aprender com as crises de imagem nas redes sociais?

por: Afonso Bazolli
fonte: Ideia de Marketing
11 de novembro de 2014 - 18:05

O-que-podemos-aprender-com-as-crises-de-imagem-nas-redes-sociais-televendas-cobranca

Por: Alison Marques

Logo no começo da minha carreira como Social Media, eu não podia sequer ouvir falar sobre “crise de imagem”. Minhas pernas tremiam, meu coração acelerava, ficava sem dormir. Enfim, como decidi não ter um ataque cardíaco muito jovem, resolvi filtrar as lições que as crises de imagem proporcionam.

O cenário atual nos mostra que as opiniões de outras pessoas sobre determinada marca ou serviço. No entanto, as empresas devem lembrar da sua responsabilidade em criar cenários favoráveis para a construção de opiniões.

Mas como fazer isso?

Reveja o planejamento utilizado antes da marca entrar no ambiente online. (Não teve um planejamento?) Trace um objetivo, linguagem que será usada, se reflete o atendimento off-line, quem são as pessoas responsáveis, dentro das organizações, que você irá procurar nos momentos de crise.

Uma opção é investir em Agências de Comunicação em Redes Digitais. Carolina Terra explica que essas agências criam um canal entre organizações e as redes sociais, pautando-se sempre pela comunicação bidirecional. Por exemplo, será necessário conhecer o segmento, monitorar, implementar e mensurar ações, estabelecer um relacionamento de credibilidade e transparência com os hubs (os nós/concentradores de tráfego e de ligações que tenderiam a receber sempre mais conexões. Em linhas gerais, são indivíduos com mais conexões que a média do grupo, em todas as redes. São também esses conectores os responsáveis pela disseminação das informações).

Surgiu a crise. E agora?

-Mantenha a calma;

-Use de empatia;

-Contate imediatamente o setor responsável;

-Informe ao cliente que o problema dele está sendo encaminhado;

-Hora de aplicar o plano de contenção! (Tenha um levantamento de todas as ameaças possíveis, com o apoio de todos os departamentos da empresa, para a elaboração de uma resposta padrão);

-Seja ágil;

-E as duas dicas principais: não minta e nem discuta!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: