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Como empresas B2B podem usar as mídias sociais

por: Afonso Bazolli
fonte: B2B Magazine
04 de maio de 2015 - 18:07

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À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não é muito direta. Aos poucos, porém, profissionais de marketing estão descobrindo que organizações B2B têm muito a ganhar em seus respectivos mercados com a ajuda de canais como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Além de humanizá-las, as mídias sociais podem colocar essas empresas cara a cara com clientes em potencial, reduzindo a duração do ciclo de vendas e gerando novos negócios.

Por mais óbvia que essa recomendação pareça, muita gente ainda não se deu conta de que as mídias sociais podem trazem vantagens competitivas para as empresas que sabem trabalhar bem com elas. Conforme as pessoas passam mais tempo online, as companhias são desafiadas a encontrar maneiras de se conectar efetivamente com o público, ouvir o que ele tem a dizer – e, principalmente, fazer parte de suas decisões de compra.

Empresas que falam apenas sobre seus produtos e serviços estão completamente fora do jogo nas mídias sociais. Fazer marketing nesses espaços significa engajar audiências, saber ouvi-las e buscar o estabelecimento de relações genuínas. Tenha a premissa de que sua empresa é uma pessoa física e não uma pessoa jurídica nas mídias sociais. Seja humano: você está falando com uma pessoa do outro lado.

A melhor maneira de encontrar seu público e identificar influenciadores de seu mercado é por meio de ferramentas de monitoramento de mídias sociais – pagas ou gratuitas.

Além de usar o monitoramento para saber onde seu público está, aproveite para ouvir o que as pessoas falam de seus concorrentes. Dessa maneira, é possível conhecer qual é a influência de quem disputa o mercado com você no universo digital.

Desenvolver uma estratégia para mídias sociais é similar à criação de qualquer outro tipo de estratégia. Você precisa responder a pelo menos quatro perguntas: Aonde quer chegar? Quem vai mirar? Como atingirá seu objetivo? Quais metas deseja atingir? No mundo das empresas B2B, a liderança de ideias vale ouro. Oferecer conteúdo de qualidade nas mídias sociais pode fazer outras organizações comprarem seus produtos e serviços porque acreditam em sua expertise.

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