Mar
17
16 de março de 2016 - 18:07 - atualizado em 24 de abril de 2016 às 22:49

Entenda-porque-você-deve-monitorar-sua-empresa-nas-redes-sociais-televendas-cobranca

Por: Daniel Pereira

Cada dia mais empresas se rendem aos benefícios do marketing digital. Com um investimento relativamente baixo e alto impacto direto no público-alvo, essa estratégia se transformou na nova queridinha de empresários dos mais diversos tamanhos e segmentos. Assim, planejamento digital, marketing de conteúdo, SEO, Google Analytics e outros termos como esses ficaram populares no universo da comunicação. Porém, todo esse trabalho pode ser jogado fora caso se deixe de lado uma importante ferramenta: o monitoramento das redes sociais.

Através dele é possível ter uma visão panorâmica de tudo que está sendo feito — por você e pela concorrência —, além de ter um feedback preciso do que as pessoas estão achando da sua presença digital. Veja algumas outras vantagens:

1 – Panorama da sua presença digital

Através do monitoramento das redes sociais você poderá enxergar um panorama claro da presença da sua marca na internet. Dados como audiência, uso de palavras-chave, o que influenciadores estão falando sobre você ou sobre assuntos relacionados, surgimento de tendências, etc.

2 – Gerenciamento de crises

Também é por meio desse monitoramento que você poderá identificar possíveis crises logo no início, evitando que elas se transformem em problemas reais para a marca. Ou ainda, caso a crise já exista, você poderá lidar com ela de perto, sabendo em tempo real tudo que está sendo falado sobre você e analisando se suas ações de contenção estão tendo efeito.

3 – SAC

O monitoramento de redes sociais também permite que você mantenha um contato direto com seus clientes, respondendo a perguntas, tirando dúvidas, comentando e curtindo postagens, etc. Todas as iniciativas individuais se transformam em uma grande estratégia para estreitar o relacionamento com seu público-alvo, além de evitar muitas crises.

4 – Análise da concorrência

A ferramenta possibilita ainda um acompanhamento em tempo real de tudo que sua concorrência está fazendo e como as pessoas estão reagindo a elas. Com isso, você poderá encontrar novas deixas para ações pontuais ou até mesmo aperfeiçoar seu próprio planejamento digital através dos exemplos dos outros.

5 – Acompanhamento dos segmentos de mercado

Você pode também utilizar o monitoramento de conteúdo para acompanhar tudo que o seu segmento de mercado anda falando na internet. Parceiros, fornecedores, mídia especializada, influenciadores e todos os outros públicos de interesse podem ser acompanhados para que você veja quais assuntos estão em pauta, quais suas necessidades e qual a melhor maneira de estreitar os laços com eles.

6 – Análise estratégica

Por fim, o monitoramento das redes sociais permite que você avalie seu trabalho e tenha o feedback necessário para melhorar sua estratégia de forma contínua. Com ele é possível, por exemplo, visualizar novas oportunidades de negócio e insights para os próximos passos, analisar os pontos fortes e fracos das suas campanhas, melhorar seus canais de comunicação, reforçar seus posicionamento de marca, etc.

Agora que você já sabe da importância de monitorar suas redes sociais, comece a estudar uma boa maneira de fazer isso. Você poder fazer um monitoramento manual, checando cada uma das plataformas e fazendo buscas por palavras-chave estratégicas, ou pode usar uma das muitas ferramentas específicas disponíveis no mercado. O importante é estar por dentro e não deixar nada passar.

Como você tem feito o monitoramento das redes sociais na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas ou opiniões!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: