jan
27

Magazine Luiza vai para Redes Sociais

por: Afonso Bazolli
fonte: Brasil Econômico
27 de janeiro de 2012 - 9:59 - atualizado às 11:54

Magazine-Luiza_vai-para-as-redes-sociais_televendas

Por: Thais Moreira

O Magazine Luiza tem 731 lojas, incluindo as Lojas do Baú, adquiridas no ano passado, e as Lojas Maia, compradas em 2010. São 106 unidades virtuais e 571 lojas de rua.

Frederico Trajano, herdeiro da rede varejista Magazine Luiza, está determinado a ampliar as vendas eletrônicas no país e quer abrir 10 mil lojas nas redes sociais até o final deste ano. Para isso, o filho de Luiza Trajano e diretor de marketing e vendas da companhia anunciou ontem a ampliação da plataforma de vendas da empresa no Facebook e Orkut.

A iniciativa, batizada de “Magazine Você”, foi criada há quatro meses para familiares de funcionários e hoje conta com mais de mil lojas, sendo 708 no Facebook e 450 no Orkut. As comissões variam de 2,5% a 4,5%, sendo que os novos “lojistas” poderão escolher até 60 produtos para vender.

“Nosso objetivo com o novo canal é que as pessoas sejam curadoras e vendam produtos que elas conheçam”, afirma. O executivo alia a expansão ao potencial de mercado do Brasil para vendas diretas, comércio pela internet e intenso uso de redes sociais. “Em 2010, as vendas diretas movimentaram R$ 26 bilhões no país, o que coloca o Brasil como o quarto maior mercado nesse modelo de negócios, com 2,7 milhões de revendedores”, diz.

programa-magazine-luiza-e-você-televendas_final

Varejista quer ter 10 mil estabelecimentos para usuários.

Nas duas redes sociais, os divulgadores poderão montar gratuitamente suas lojas e incluir comentários sobre os produtos e compartilhar as ofertas a seus amigos. Ao efetuar a compra, o usuário será transferido para o site do Magazine Luiza, onde a aquisição será concluída.

Clique e clique
Para Trajano, o social commerce é como as vendas porta a porta, como Avon e Natura. Em 2010, as vendas diretas registraram um faturamento de US$ 132 bilhões. “O boca a boca é a melhor propaganda que existe. E as redes sociais são potenciais para recomendar e comentar algum produto”, diz Frederico Trajano. A taxa de conversão desse modelo de vendas é 50% maior do que no site, afirma o executivo.

Resultados
No penúltimo trimestre de 2011, o Magazine Luiza registrou vendas on- line de R$ 214,4 milhões, crescimento de 48% referente ao mesmo período de 2010. A companhia fechou o trimestre com um faturamento bruto de R$ 1,8 bilhão, crescimento de 33,8% em relação ao mesmo período de 2010.

CADASTRE-SE  no Blog Televendas e Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas,  notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Neste mês de inauguração nosso prêmio será um Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. É assustador o quanto este tipo de iniciativa poderá modificar para sempre o comportamento do consumidor, principalmente se levarmos em consideração o alcance que possuem as redes sociais.
    E isso é só o começo….

    Alexander Goes em 29 de janeiro de 2012 - 23:24

Deixe uma resposta para Alexander Goes Cancelar resposta

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: